Férias escolares: o que os alunos do Poli estão fazendo?
Esse é o momento que os estudantes aproveitam para sair da rotina; algumas sugestões podem ajudar no descanso
É momento de aproveitar as férias escolares da melhor forma possível. Bateu saudade dos amigos? Que tal combinar um programa bacana? Ir ao cinema, andar de patins, ir ao parque e fazer um piquenique estão entre os programas favoritos. Vale lembrar que descansar e ter uma rotina saudável e programas em família se faz necessário. A psicóloga e coordenadora do Projeto Renovar do Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba, Hana Laura de Lima, dá algumas dicas de como os pais podem criar uma rotina de férias com os filhos.
“As férias são de extrema importância para a nossa saúde mental, e para crianças e adolescentes não é diferente. As férias são importantes para que as crianças e adolescentes possam repor suas energias, ter uma rotina mais divertida e fortalecer os vínculos familiares e amizades”, explica a psicóloga.
Como recriar uma rotina saudável junto às crianças e adolescentes?
- Diminuir o acesso/ contato que façam sozinhos à televisão ou a qualquer tipo de aparelho eletrônico;
- Orientar e determinar algumas tarefas do dia a dia que julgarem necessárias;
- Proporcionar novas atividades e brincadeiras;
- Reservar um tempo de qualidade entre eles e/ou amigos;
- Conversar mais, se aproximarem e reconectarem, criando memórias afetivas como: assistir desenhos, filmes, documentários que escolherem juntos;
- Cozinhar ou fazer alguma tarefa doméstica que proporcione momentos de prazer para todos os envolvidos;
“E se a saudade dos amigos da escola aumentar, a dica é: marcar encontros com os amigos, resgatar uma prática antiga de escrever cartas, contando como está sendo suas férias, o que tanto está fazendo de legal, para quando retornarem, possam ler e compartilhar suas vivências e sentimentos”, finaliza a profissional.
Confira o que alguns alunos do Poli estão fazendo para curtir as férias
Eles já foram ao cinema, andaram de patinete elétrico, fizeram piquenique e escorregaram no papelão, tudo isso em uma semana de férias. Diversão não falta para os irmãos Théo Fongaro Costa, de 10 anos, e Gael Fongaro Costa, de 6, que incluem a prima Lorena Knittel de Medeiros nos programas de férias fortalecendo o vínculo familiar.
Henrico de Andrade Viterite, de 11 anos, aproveitou os primeiros dias de férias para brincar e ensinar atividades artesanais para o irmãozinho Dante Viterite, de 18 meses. E para essas férias espera muitas brincadeiras, passeio ao zoo e a tão esperada viagem para casa da vovó em Santo André.
Mallu Delariva Aizza, 6 anos, está se divertindo muito e para os próximos dias de férias já programou cineminha, brincar no parque e aproveitar as atividades da Super Férias do Sesi. E já programou encontros com os amigos da escola.
Arthur Gabriel Sumi Gonçalves, de 6 anos, adora jogar bola, brincar com os amigos do condomínio e encontrar os amigos no clube e já garantiu um cineminha e foi conferir o filme “Divertidamente”.
Lavínia Teodoro Campos da Silva, de 6 anos, adora andar de patins e partidas de jogos de tabuleiro em família e entre as atividades programadas está assistir a lançamento no cinema, férias do clube e ir à Festa Julina de Sorocaba.
Os irmãos Matheus Cristovam Blasques, de 10 anos, e Isabela Cristovam Blasques, de 6, já programaram várias rodadas de jogos de tabuleiro para curtir as férias em casa, pra eles tudo é diversão, passeios entre família e amigos.