Exposição ‘Notre-Dame de Paris’ será no MIS

Por Cruzeiro do Sul

Exposição imersiva usa realidade aumentada e começa no próximo domingo (14), em SP

A exposição imersiva “Notre-Dame de Paris: Uma Viagem pela Catedral” chega ao Museu da Imagem e do Som (MIS) Experience no próximo domingo (14). Usando realidade aumentada, a mostra já recebeu mais de 400 mil visitantes pelo mundo. Os ingressos custarão entre R$ 10 e R$ 30, sendo a entrada gratuita às terças-feiras.

O público brasileiro poderá fazer um mergulho nos 850 anos de história de um dos monumentos mais importantes da França. De sua fundação medieval até o terrível incêndio em abril de 2019, passando pela consagração de Napoleão e o casamento de Henrique IV, a mostra interativa é uma grande experiência sensorial que destaca, ainda, o trabalho e as habilidades daqueles que atuam para restaurar este Patrimônio Mundial da Unesco.

Feita em estilo gótico, a construção da catedral começou no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. Para a visitação, o público usará o HistoPad, desenvolvido pela francesa Histovery, em colaboração com um comitê científico de especialistas do órgão oficial responsável pela reconstrução do monumento, em Paris. Por meio de cliques nas imagens que aparecem na tela do tablet, cada pessoa poderá ver a reconstituição de diversos períodos que contam a história da Notre-Dame, do século 12, quando foi construída, até sua atual reconstrução, após o incêndio de 2019. Além disso, a experiência multissensorial inclui áudios exclusivos, como sons de órgãos e sinos reais da Catedral.

Concebida por Histovery, em colaboração com Rebuilding Notre-Dame de Paris e patrocinada pelo Grupo L’Oréal, “Notre-Dame de Paris: uma viagem pela Catedral” é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, que será concebida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no MIS Experience.

“É uma honra para o MIS Experience ser o primeiro museu brasileiro a receber uma exposição de tamanha relevância e impacto, e que dialoga diretamente com a vocação do nosso Museu: a arte unida à tecnologia”, afirma André Sturm, diretor-geral do MIS Experience.

Uma curiosidade é o fato do dia da inauguração da mostra ser a data em que os franceses celebram a Queda da Bastilha e a Revolução Francesa.

Os ingressos já podem ser adquiridos no site: https://www.totalticket.com.br/misexperience. O MIS Experience fica na rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca, na Capital. (Da Redação)