Estrada de Ferro Sorocabana é tema de evento

Projeto Encontros Culturais, do Gabinete de Leitura, acontece hoje e tem entrada gratuita

Por Cruzeiro do Sul

Transporte ferroviário marcou a história da cidade, e 13 de julho é o Dia da Estrada de Ferro Sorocabana

No dia 13 de julho, a cidade de Sorocaba comemora o Dia da Estrada de Ferro Sorocabana. Em alusão à data, o Gabinete de Leitura, dentro do projeto Encontros Culturais, realiza um bate papo com o pesquisador José Rubens Incao. O evento acontece amanhã (11), às 14h. Na ocasião, também será apresentada uma seleção de composições da Música Popular Brasileira (MPB) que faz referência ao trem.

Criada por um grupo de empresários liderados por Luiz Matheus Maylasky, a Estrada de Ferro Sorocabana faz parte da história da cidade e está presente na memória coletiva de seus moradores, desde o movimento dos ferroviários em busca de melhores condições de trabalho, até a restauração dos bondes na década de 1950. Segundo Incao, a importância da Sorocabana para a cidade é grande, seja na questão econômica - transportando recursos e empregando pessoas -, ou na questão social, na criação de novas possibilidades e qualidade de vida.

A presença da estrada de ferro marca a cena da cidade até os dias de hoje. Prova disso é a existência do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) na área central de Sorocaba. O espaço foi inaugurado em 1997 e fica no Jardim Maylasky, em homenagem ao fundador da mesma. Entre os itens do acervo estão relógios, máquinas de escrever, cadeiras, mobílias, vestimentas, mapas, documentos, maquetes, entre outros objetos que eram utilizados na estrada de ferro.

No bate-papo de hoje, no Gabinete de Leitura, o pesquisador apresentará composições musicais que vão desde a embolada “O Trem Vai Chegá”, de Minona Carneiro (1902-1936), lançada em 1932; “Trem Blindado” (1932), de Braguinha; “Viagem de Trem” (1955), de Alvarenga e Ranchinho, às composições mais recentes de Caetano Veloso, Raul Seixas, Milton Nascimento, entre outros.

O Gabinete de Leitura Sorocabano fica na praça Coronel Fernando Prestes. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. (Da Redação)