Aceitação da perda é tema da principal estreia dos cinemas

"Tuesday" é o destaque da semana que também tem "O Exorcismo"

Por Thaís Marcolino

Julia Louis-Dreyfus vive Zora, uma mãe que cuida de sua filha doente

O processo de aceitação de uma iminente perda de um ente querido é o tema central de “Tuesday: O Último Abraço”, que estreia hoje (1), em todo Brasil. A história tem recebido boa crítica e promete deixar o público emocionado e reflexivo ao sair das salas cinematográficas. Outra opção para os cinéfilos nesta primeira semana de agosto é o terror “O Exorcismo”, que traz Russell Crowe no papel principal.

A obra classificada como fantasia dramática, retrata a difícil jornada de uma mãe, Zora, que está cuidando de Tuesday, sua filha doente. Enquanto passam por esse momento difícil, mãe e filha recebem uma visita inesperada e um tanto quanto indesejada da Morte, que ao invés de se apresentar de maneira sombria e assustadora, aparece em forma de um pássaro falante. Confrontada pelo medo de perder a filha, Zora entra num processo de aceitação com a ajuda da ave, que insiste em ensiná-la a se despedir.

Um dos principais portais de cinema do mundo, o Rotten Tomatoes, atribuiu nota 7,9 ao longa. Em consenso, os críticos do site o classificaram como “uma meditação sobre a mortalidade cheia de arriscadas manobras estilísticas.”

O time, formado por especialistas de vários países, colocou também, em ênfase, a atuação de Julia Louis-Dreyfus no papel de Zora, assim como a interessante ambição da diretora e roteirista Daina Oniunas-Pusic, que faz sua estreia nas telonas com tal obra.

“O drama lírico e ferozmente original da escritora e diretora Daina O. Pusic explora a dor e a perda e tem atuações principais inesquecíveis. Louis-Dreyfus prova que seu considerável e premiado talento não se limita ao timing cômico”, opinou Sandie Angulo Chen.

Produzido pela A24, BBC Film e BFI Films, o longa conta com assinatura de Helen Gladders, Ivana MacKinnon e Oliver Roskill. O elenco traz, além de Julia, Lola Petticrew, Arinzé Kene, Leah Harvey, Ellie James, Taru Devani e Jay Simpson.

Terror

Russell Crowe, premiado ator neozelandês, estrela pela segunda vez um filme que traz como tema central o exorcismo. Em 2023, “O Exorcista do Papa”, agora, a partir de hoje (1º), “O Exorcismo”.

“O filme combina elementos de horror psicológico com um drama intenso sobre a luta pela redenção e a relação complexa entre pai e filha. A atuação poderosa de Crowe, juntamente com a direção habilidosa de Joshua John Miller, cria uma atmosfera de tensão e mistério que mantém o público preso do início ao fim”, opina o portal nacional Adoro Cinema.

Em sua sinopse, “O Exorcista” gira em torno de Anthony Miller, um ator problemático com um passado turbulento envolvendo drogas, mas que agora está determinado a seguir um caminho de sobriedade. Enquanto grava um filme de terror, seu comportamento estranho e agressivo começa a despertar preocupações, especialmente em sua filha. À medida que os eventos no set de filmagem se tornam cada vez mais perturbadores, Anthony começa a questionar sua própria sanidade, enquanto sua filha investiga a possibilidade de uma força sobrenatural estar influenciando o pai.