SBT não pode dispensar autores experientes

Por Cruzeiro do Sul

Iris Abravanel e o diretor Ricardo Mantoanelli no lançamento de "A Caverna Encantada"

No mundo encantado das novelas, em muitos momentos e por diferentes motivos, foi necessário pedir socorro de outros autores com o trabalho em pleno voo.

Ninguém está livre de um problema, desde saúde, audiência, rumo de trama... Recentemente, inclusive, Ricardo Linhares deu um apoio importante a Gustavo Reiz em “Fuzuê” e as coisas, de um determinado momento em diante, se acertaram positivamente.

Além do Linhares, tido como principal socorrista, isso já aconteceu com muitos deles, bastante conhecidos e em diferentes ocasiões, como Glória Perez, Cassiano Gabus Mendes, Janete Clair, Mário Prata e tantos outros.

A ajuda de um ao outro deve ser senão exaltada, mas necessária e nunca vista como um sinal de fracasso. Tudo isso para chegar ao SBT e se entender como imprescindível, no atual instante, convocar alguém com suficiente rodagem para acompanhar ou até mesmo colaborar com Iris Abravanel nos roteiros de suas novelas.

“Caverna Encantada” agora, ainda em início de exibição, está precisando muito de uma importante contribuição, para que não se repitam os mesmos enganos da sua antecessora, “A Infância de Romeu e Julieta”.

E com o detalhe de que há muitos bons nomes disponíveis no mercado. Só é necessário dar o primeiro passo.

NOTAS

Bom negócio
Essa experiência do SBT em também exibir a sua novela entre o “Tá na Hora” e “SBT Brasil” tem chances de ser bem-sucedida. Pelo menos está num horário mais acessível ao seu público-alvo.

Pode ser uma
Difícil saber quais as pretensões do SBT quanto à teledramaturgia, mas a iniciativa de colocar a sua novela infantojuvenil em um horário mais adequado e ainda que no momento mantendo o outro, poderá ser útil no futuro. E quem sabe não experimentar, daqui a algum tempo, uma produção para o público adulto.

Dois tempos
Fábio Assunção (foto) encerrou a temporada do espetáculo “Férias”, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e segue agora para Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto, entre outras cidades. O ator, como se sabe, estará em “Mania de Você”, a substituta de “Renascer”. Na obra ele viverá Alfredo.

Especiais
Virginia Fonseca já encerrou seus trabalhos nos estúdios do SBT em São Paulo e deixou vários programas de frente, antes de entrar em licença-maternidade. Porém, emissora e apresentadora não descartam duas gravações especiais, em setembro, na casa da artista em Goiânia.

É ele
Benjamin Back, uma das vozes mais potentes do jornalismo esportivo e apresentador do “É Tudo Nosso” do SBT, é o convidado desta terça-feira do “Programa de Todos os Programas” no YouTube da Record, R7 e redes sociais. Ao vivo, às 18h, já avisando que o Benja não foge de dividida.

Vida que segue
Em estúdio, prosseguem as gravações da série “Reis — A Emboscada”, com direção de Rudi Lagemann. Importante recordar que na madrugada do último sábado, houve um princípio de incêndio em uma parte da cidade cenográfica, que integra o conjunto de estúdios da Seriella no Rio.

Vale destacar
O incidente de sábado, nas instalações da Seriella, foi rapidamente combatido pela sua brigada de incêndio com o auxílio Corpo de Bombeiros. Sem vítimas. O prejuízo foi apenas material.

Ficar de olho
Tem quem jure, de pés juntos, que já foram muito melhores as relações do Danilo Gentili com o SBT. O seu programa, “The Noite”, vai para o 11º ano de exibição, exatamente igual ao da estreia em 10 de março de 2014. Não há, segundo dizem, investimentos ou possibilidades de mudar qualquer coisa.

Vai que vai
O SBT impôs um processo de reestruturação, sem data para terminar. Entre profissionais conhecidos ou não, baixas continuam acontecendo e também cortes de horas extras e custos. Segundo o pessoal de lá, está se pagando assim a “conta dos novos programas”.

Chegando
A cantora Lucy Alves já se tornou uma espécie de “sócia” das novelas da Globo e coloca mais uma no currículo: “Renascer”. Em breve ela começa a aparecer como a misteriosa sanfoneira Lilith, que toca na noite em Ilhéus, e conhecerá Norberto (Matheus Nachtergaele) e Rachid (Almir Sater).