Exposição mostra réplicas da Fazenda Ipanema em Votorantim

Trabalhos de Santiago Ribeiro podem ser vistos até 20 de agosto

Por Cruzeiro do Sul

Mostra conta com maquetes de prédios históricos feitas por Santiago Ribeiro

Com réplicas de prédios da Fazenda Ipanema em maquetes, a exposição itinerante “Há um Ponto de Luz na Imensidão” chegou em Votorantim na última segunda-feira (5). As obras são do artista plástico Santiago Ribeiro que participa hoje (7), às 14h, de um bate-papo sobre seu trabalho. A atividade também contará com a presença do historiador José Rubens Incao e da equipe envolvida no projeto. A exposição está montada na Prefeitura da cidade e fica em cartaz até dia 20. Já a conversa com o artista, acontece na rua Sorocaba, 578, Vila Dominguinho.

Ricas em detalhes, a mostra inclui maquetes dos prédios históricos da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, localizada no município de Araçoiaba da Serra. O destaque desta exposição é a Casa das Armas Brancas, a maior réplica do acervo, medindo 1,15 x 1,10 metro. “O local produzia pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 1865) entre os anos de 1890 e 1895”.

Os materiais usados para a confecção das maquetes são variados. “Utilizei muito papelão, isopor, argamassa e papel”, conta Santiago que tem um auxiliar, o artista Edneu Abud, que o ajudou em medições para miniaturizar madeiramento, janelas e portas, além de recriar os detalhes impecáveis das obras.

A mostra já foi vista por milhares de pessoas em Sorocaba em 2019 e agora, com recursos do Proac (edital 2023), percorrerá cidades do Estado nos próximos meses, começando por Votorantim, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade.

As obras expostas incluem réplicas do Centro de Memória de Ipanema, do Cemitério Protestante, da Casa da Guarda e dos Altos Fornos de Mursa e Varnhagen: “É um gatilho da história e da memória”, comenta Ribeiro.

A exposição poderá ser visitada até 20 de agosto, de segunda à sexta das 9h às 16h. A prefeitura de Votorantim fica na avenida 31 de Março, 327.

Abertura oficial

O artista plástico Santiago Ribeiro, juntamente com o historiador José Rubens Incao e toda equipe envolvida no projeto, farão uma abertura em forma de bate-papo hoje, às 14h, na rua Sorocaba, 578 - Vila Dominguinho. O evento é aberto ao público. (Da Redação)