Programação do feriado terá ‘Barbatuquices’ e ‘A Tribo’

O corpo como percussão e a cultura afro-indígena são destaques no Sesc

Por Cruzeiro do Sul

Aula-espetáculo dos Barbatuques explora a sonoridade do corpo

Usar o corpo como instrumento de percussão. Essa é a proposta da aula-espetáculo “Barbatuquices” que acontece amanhã (15), no Sesc Sorocaba. São duas sessões, que começam às 15h e às 18h. A apresentação é com o grupo Barbatuques e os ingressos custam de R$ 12 a R$ 40, sendo gratuito para crianças de até 12 anos. A programação musical de feriado na unidade, ainda terá Daniel Camiranga com “A Tribo”, show gratuito no Espaço de Convivência.

O espetáculo “Barbatuquices” é interativo e a plateia é convidada a entrar em cena. Por meio de brincadeiras musicais, o público é envolvido em uma imersão lúdica e é convidado a experimentar a sonoridade do corpo. Para o desenrolar das atividades, o grupo usa um repertório repleto de trabalhos autorais e também clássicos da música popular brasileira.

Na apresentação de “Barbatuquices”, o grupo explica que “trata-se de uma experiência musical abrangente e interativa em que pais, filhos, educadores e participantes de todas as faixas etárias são convidados a explorar a diversidade de timbres do corpo”. Assim, palmas, estalos, sons produzidos pela boca ou com os pés são algumas das ferramentas apresentadas e utilizadas no palco para fazer a trilha sonora do espetáculo.

Referência mundial na área de percussão corporal, o núcleo Barbatuques desenvolve há muitos anos um criterioso e consistente trabalho de pesquisas e ações interativas.

Agosto Indígena

O cantor Daniel Camiranga também está na programação do feriado de aniversário de Sorocaba. Ele se apresenta às 17h com o show “A Tribo”. Parte das atividades do Agosto Indígena do Sesc Sorocaba, a entrada é gratuita.

Com uma profunda conexão com os povos Campa Ashaninka, Madiha Culina, Tucano, Paruara, entre outros, o álbum é uma homenagem à rica tapeçaria cultural da região amazônica e foi dedicado à pesquisa e tradução das experiências culturais e acadêmicas do artista. O destaque do show é a comunicação afro-indígena, que se baseia na premissa da pergunta e resposta.

A programação completa da unidade, assim como outras informações sobre as apresentações, estão disponíveis pelo www.sescsp.org.br/unidades/sorocaba. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. (Da Redação)