‘Shakti’ e ‘Déjà Vu’ serão apresentados na Fundec
Espetáculos serão domingo e apresentados pela companhia DeRose ArtCompany
A sala Fundec receberá, neste domingo (25) às 17h30, “Shakti” e “Déjà Vu” dois espetáculos de dança com a companhia DeRose ArtCompany. Os ingressos custam de R$ 20 (meia-entrada) a R$ 40.
Em “Shakti: Uma Celebração da Energia e Cultura Hindu”, oito bailarinos se revezam. A peça é uma expressão da energia vital, representada pela palavra sânscrita Shakti, que simboliza a força e o poder feminino, inspirando-se nos templos hindus antigos e suas esculturas. Na obra, os artistas se entrelaçam como se fossem um único corpo, formando figuras que emolduram esculturas vivas em movimento.
A música original, composta especialmente para a peça, incorpora elementos da cultura hindu, incluindo instrumentos tradicionais e tambores, criando uma atmosfera visceral que complementa a coreografia. O figurino também é inspirado nas esculturas hindus. “O foco é realçar os corpos dos dançarinos, transformando-os em esculturas vivas que se movem com graça e força”, diz o texto de apresentação do espetáculo.
“Déjà Vu”
“Déjà Vu: Uma Jornada de Autoconhecimento” é uma obra coreográfica que explora a complexidade das memórias e a jornada de autoconhecimento. A peça investiga de onde vêm as memórias, usando o vazio como pano de fundo para introspecção sobre quem somos, e revela fragmentos do passado do protagonista, ilustrando como eventos vividos moldam a identidade, mesmo que distorcidas pela percepção pessoal.
A estrutura da obra assemelha-se a uma narrativa de evolução pessoal, com o protagonista revivendo cenas da infância à adolescência e seus amores, destacando a importância das memórias na expansão da consciência.
Também composta especificamente para o espetáculo, a música original complementa cada fase da vida do protagonista: sons leves e divertidos para os primeiros anos e elementos eletrônicos mais agitados para os períodos juvenis.
A realização foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústria Criativas. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. (Da Redação)