Samba-canção é o tema do Encontros Culturais de hoje
Gabinete de Leitura promove eventos semanais sobre temas diversos
O samba-canção, gênero musical surgido no final da década de 1920 no Rio de Janeiro, é o tema desta edição do projeto Encontros Culturais desta semana. Realizado pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, o evento acontece hoje (29), às 14h, e tem entrada gratuita, sendo livre para todos os interessados.
Segundo José Rubens Incao, coordenador do projeto, o ritmo abordado hoje se expressa como uma vertente do samba que tem o andamento mais lento, beirando à canção ou modinha popular. Incao explica que a partir de “Ai Ioiô”, (1929), de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, grandes compositores passam a produzir samba-canção tendo o amor como principal temática, atingindo uma qualidade excepcional tanto nas letras quanto nas melodias.
O desenvolvimento das gravações elétricas e o surgimento do microfone facilitaram, também, a vida dos intérpretes que não mais se exigiam potência e amplitude vocal, favorecendo, o clima que o samba-canção expressava em suas composições mais intimistas.
Durante o evento serão apresentados alguns clássicos do ritmo musical como trabalhos de Ary Barroso, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Dolores Duran, como “Folhas Secas” e “Sábado em Copacabana”, nas vozes de Orlando Silva, Maysa, Dolores Duran, Dick Farney e Maria Bethânia.
Os Encontros Culturais são gratuitos e aberto a todos os interessados. Acontecem todas às quintas-feiras, às 14h, no Gabinete de Leitura Sorocabano, que fica na Praça Coronel Fernando Prestes, 21, Centro. Outras informações pelo telefone 3232-0768. (Da Redação)