‘Silvio’ entra em cartaz hoje nas salas de cinema da cidade

Longa retrata sequestro do apresentador que, nas telonas, é vivido por Rodrigo Faro

Por Beatriz Falcão

Cena de "Silvio" com Rodrigo Faro no papel do apresentador que morreu em agosto, aos 93 anos

A cinebiografia do ícone da televisão brasileira, Silvio Santos, estreia hoje (12), nas salas de cinema de Sorocaba. O apresentador faleceu, aos 93 anos, no dia 17 de agosto, em decorrência de uma broncopneumonia, após infecção por Influenza (H1N1). O seu legado, no entanto, é lembrado nas telonas no longa-metragem “Silvio”, no qual o apresentador é vivido por Rodrigo Faro.

A trama, diferente das biografias tradicionais, retrata um dos momentos mais complicados para o apresentador: o seu sequestro, quando ele é feito refém em sua própria casa. O filme, portanto, mostra o lado humano do empresário diante de uma situação de vulnerabilidade, capaz de revelar sua personalidade, modo de agir e sentimentos.

O longa foca na relação de Silvio com o seu sequestrador, Fernando Dutra Pinto (Johannas Oliva). Outros aspectos da vida do apresentador também são explorados por meio de flashbacks ao decorrer da trama. Durante o sequestro, Silvio se recorda da sua infância como camelô, os problemas com o pai, o início no rádio, além da sua amizade com Manuel de Nóbrega.

“Meu Amigo Pinguim”

O drama “Meu Amigo Pinguim”, baseado em uma história real brasileira, também chega aos cinemas sorocabanos e promete muitas emoções. A história acompanha João (Jean Reno), um humilde e solitário pescador, que se afastou do mundo após uma tragédia. Contudo, o rumo de sua vida muda completamente ao encontrar um pinguim sozinho, encharcado de óleo e à deriva no oceano.

Um laço de amizade é entrelaçado, quase que automaticamente, entre o humano e a criatura marinha. João não apenas resgata o pinguim, mas o acolhe e passa a cuidar do pássaro, que posteriormente recebe o apelido de DinDim. O cineasta catarinense David Schurmann (“Pequeno Segredo”) dirige a produção, filmada no litoral brasileiro e na Argentina.

Animações

Das mãos criativas de Chris Sanders, a animação “Robô Selvagem” estreia com altas expectativas do público. O longa traz à tona uma história sobre maternidade e pertencimento por meio de Roz (Lupita Nyong’o), uma robô que acorda em uma terra desabitada, e da raposa Fink (Pedro Pascoal), que decidem criar um filhote de ganso, o Brightbill (Kit Connor).

Entretanto, no meio desta aventura familiar, Roz e Fink precisam ensinar ao pequeno pássaro três “princípios básicos”: se alimentar, nadar e voar, para que assim Brightbill possa migrar no inverno e não morrer ali. A relação dos três é a grande joia e o coração de Robô Selvagem, uma adaptação do livro homônimo do escritor Peter Brown.

A animação “O Menino e o Mestre” também está entre as estreias. O longa conta a história de Michael (Aaron MacGregor), um garoto de 11 anos, que embarca com seus pais em uma viagem de barco ao redor do mundo. Contudo, durante uma tempestade, ele é jogado ao mar e acaba em uma ilha remota no Pacífico, onde precisa lutar para sobreviver sozinho.

Para os amantes de terror, “Não Fale o Mal” chega aos cinemas de Sorocaba. O filme é uma adaptação do aclamado terror dinamarquês homônimo de 2022. Na trama, uma família norte-americana que, após receber um convite atrativo, decide passar um fim de semana na casa de campo dos amigos britânicos que conheceram durante as férias na Europa. Contudo, os novos conhecidos estão longe da normalidade e muito perto do sobrenatural.

As salas de cinema ainda recebem o concerto “Usher: Rendezvous In Paris”, capturado durante a Fashion Week da capital francesa. O filme celebra os 30 anos da carreira de Usher com um repertório de sucesso, que inclui “Yeah!”, “My Boo” e “Love In This Club”.