Saída fotográfica explora história da Vila Hortência

Parte da Primavera dos Museus, atividade gratuita acontece sábado

Por Cruzeiro do Sul

A Casa Aluísio de Almeida é um dos pontos que serão visitados

Uma saída fotográfica para registrar prédios históricos do bairro Vila Hortência tombados ou em processo de tombamento vai acontecer neste sábado (28), das 9h às 12h. Quem ministra a atividade, que é voltada para pessoas a partir de 16 anos, é o artista visual João Cazzaniga. A participação é gratuita e a programação faz parte da 18ª Primavera dos Museus em Sorocaba. As vagas são limitadas, sendo necessário fazer a inscrição pelo mhsorocabano@gmail.com.

O passeio fotográfico terá início no Museu Histórico Sorocabano (MHS) e passará pelo Tanquinho (rua Ataliba Borges), Trico 1931 (rua Doutor Ruy Barbosa), Casa Aluísio de Almeida, Chácara Amarela, Cine Eldorado e será finalizado na antiga fábrica têxtil Santa Maria.

Durante a caminhada, a museóloga da Secult, Daniella Gomes Moreira, que é especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vai falar sobre a história dos prédios e a arquitetura. Já o artista João Cazzaniga, que é formado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Crítica, Curadoria e Teoria de Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, convidará o público a estabelecer um olhar diferenciado sobre os imóveis visitados.

Promovida pela Secretaria de Cultura (Secult), a saída fotográfica é uma contrapartida do artista João Cazzaniga pelo Prêmio de Artes Plásticas “Prof. Flávio Gagliardi de Artes Visuais” 2023, do qual foi vencedor com a obra “A Garota e o Gigante” (fotografia digital impressa).

A orientação é para que os participantes levem água, protetor solar e repelente, além de usar roupas leves e tênis.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 18ª Primavera dos Museus é realizada até este domingo (29) em todo o País, com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O objetivo é evidenciar o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

O Museu Histórico Sorocabano está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99112-8671. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)