‘Samba na Minha Terra’ fará última apresentação no sábado

Projeto didático será em Brigadeiro Tobias e tem entrada gratuita

Por Cruzeiro do Sul

Em abordagem comentada e didática, quarteto se apresenta entre meio-dia e 16h

O bairro Brigadeiro Tobias recebe, neste sábado (5), a última edição do projeto “Samba na Minha Terra”. Com início marcado para o meio-dia, a apresentação será no restaurante da Terra e tem entrada gratuita.

Marcado por sua abordagem comentada e didática, “Samba na Minha Terra” apresenta um formato intimista, pelo qual cada sessão tem a atmosfera de um sarau. O quarteto formado por Marcelo Lopes, Tadeu Cantídio, Luís Antony e Cláudio Silva proporciona ao público uma vivência próxima e cativante, celebrando valores como autenticidade, história e a diversidade cultural e ruralista de Sorocaba.

“Está todo mundo convidado para esta última edição. Será um momento especial para celebrarmos juntos a nossa cultura, em um ambiente acolhedor e cheio de história”, destaca Lopes.

Realizado com apoio da Secretaria da Cultura de Sorocaba, o projeto é realizado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo, do governo federal. Desde maio, o projeto promoveu um evento mensal gratuito e transformou o local em um ponto de encontro cultural.

O projeto, que tem como proponente o sambista e produtor cultural Marcelo Lopes, oferece uma experiência autêntica de samba autoral e narrativas musicais em um ambiente acolhedor, sempre no primeiro sábado de cada mês. A última apresentação da série ocorrerá no restaurante da Terra, na estrada João Lopes, 2.001, das 12h às 16h.

Concertos didáticos

Além das apresentações musicais, o projeto contou com a realização de concertos didáticos para adolescentes em cinco escolas estaduais da cidade. Como parte das ações de contrapartida social do edital, em abril, foi realizada a palestra “Sorocaba - Sambistas e Suas Referências”, ministrada por Cláudio Silva a professores de educação artística de 75 escolas estaduais, destacando a rica tradição do samba na cidade. (Da Redação)