Festival Internacional Big Bang será entre os dias 9 e 13
Segunda edição do evento tem apresentações em Tatuí, São Paulo e Bélgica
Tatuí e São Paulo receberão a segunda edição do Festival Internacional Big Bang. Apresentado nos dias 9, 11, 12 e 13 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo e no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí, o evento é uma ode festiva à música e à arte sonora criada pela Zonzo Compagnie, da Bélgica, para o público infantojuvenil. A curadoria é de Nelson Soares, integrante do duo mineiro O Grivo, e de Wouter van Looy, artista belga criador do festival e diretor da companhia. Os ingressos são gratuitos.
Com espetáculos da Bélgica e do Brasil, o festival promete proporcionar ao público uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras, cortejos e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais.
De acordo com a diretora executiva da entidade gestora do conservatório, a Sustenidos Organização Social de Cultura, Alessandra Costa, a realização do Big Band, pelo segundo ano seguido no Brasil, fortalece as diretrizes de excelência, inovação e diversidade que são características dos programas geridos pela organização.
Destaques
Destaque para os espetáculos belgas “Hey, Meredith”, tributo à cantora, performer e compositora Meredith Monk, e “Dansconcert”, que combina música e dança em uma performance interativa. Entre as atrações brasileiras estão “Padê”, um espetáculo especialmente comissionado ao percussionista Ari Colares para o festival, no qual a música de John Cage encontra a percussão de matriz africana, e o cortejo carnavalesco da “Cornucópia Desvairada”. As instalações sonoras “Neurocórdio”, de Paulo Nenflidio, e “Órbita”, de Telmo Rocha, ajudam a criar a atmosfera desse labirinto.
A programação conta, ainda, com duas performances que promovem o encontro entre jovens músicos brasileiros e convidados estrangeiros: em “Orchestrascope”, o belga Rémi Decker e o português Filipe Raposo se juntam à Orquestra Experimental de Repertório para sonorizar uma releitura de antigos filmes mudos.
Já o Projeto Nomad, coordenado pelo músico e educador britânico Paul Griffiths, convidou alunos e alunas do Conservatório de Tatuí para inventar um espetáculo completamente novo em apenas cinco dias.
Os ingressos estarão disponíveis online nos sites do Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, 48 horas antes dos dias do evento. (Da Redação)
SERVIÇO
Festival Big Bang 2024
Realização: Sustenidos Organização Social de Cultura
Dias 9, 11, 12 e 13 de outubro