Sorocaba e Itu terão cursos de formação e qualificação para os setores culturais e criativos

Iniciativa do Governo de São Paulo, o CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, vai oferecer 4.070 vagas, 65 cursos, em 21 municípios

Por Cruzeiro do Sul

Cerimônia de lançamento do programa ocorreu no Edifício Oswald de Andrade, na capital

O Governo de São Paulo lançou ontem (9), no Edifício Oswald de Andrade, na capital, o que considera o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país: o CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura. A proposta quer oferecer oportunidades inéditas de crescimento e aperfeiçoamento para trabalhadores que atuam nos diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura, preparando tanto novos talentos quanto aprimorando as competências daqueles que já estão no mercado. Ao todo, neste primeiro lote, serão oferecidas 4.070 vagas, 65 cursos, além de masterclasses, palestras, mostras e laboratórios, em 21 municípios. A iniciativa conta com a gestão do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As formações são voltadas a profissionais dos setores culturais e criativos, e até para aqueles que nunca atuaram na área, devido aos diferentes níveis de aprendizado. As aulas são gratuitas, prioritariamente presenciais, e ocorrerão em todas as regiões do estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br. As aulas terão início a partir de 22 de outubro e a carga horária dos cursos varia entre 20 horas e 100 horas.

O CULTSP PRO será composto por seis escolas temáticas, além de um programa especial de qualificação, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e economia criativa.

“O CultSP PRO representa um marco na formação de profissionais da cultura em São Paulo. Estamos criando um programa robusto, que não apenas qualifica a mão de obra, mas também fomenta o desenvolvimento de talentos e a geração de novas oportunidades para quem já atua na cadeia produtiva da cultura”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Neste primeiro momento, o CULTSP PRO chega a 21 municípios do Estado: Barueri; Campinas; Campos do Jordão; Capivari; Garça; Hortolândia; Itapevi; Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS); Limeira, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, Santo André, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Sorocaba e Tupã.

A estimativa do governo é de que até o final de 2029, o CULTSP PRO, terá mais de R$ 153 milhões em investimentos com o planejamento de realizar mais de 10 mil atividades, com um impacto direto em mais de 500 mil pessoas em todo o Estado. O projeto busca, ainda, potencializar talentos e vocações regionais, promovendo atividades em uma ampla rede de espaços físicos, por meio de parcerias com empresas, prefeituras, universidades e equipamentos.

Sobre os cursos

O CULTSP PRO disponibiliza uma ampla gama de cursos em suas seis escolas temáticas, cada uma com foco específico nas áreas da cultura e criatividade. Na Escola de Artes, os participantes poderão se inscrever em cursos como “Teatro Musical 1”, que introduz os fundamentos da performance musical; “Canto Coral: da cena aos bastidores”, que abrange as técnicas vocais e de produção; e “DJ, produção musical para território Pro”, que explora sistemas de sonorização e produção musical.

A Escola de Audiovisual, Games e Tecnologias oferece formação em áreas inovadoras, incluindo “Criação e Desenvolvimento de Games”, que ensina as bases do design de jogos; “Produção e Criação de Conteúdo Audiovisual para E-Sports”, focando na crescente indústria de jogos competitivos; e “Apresentadores para televisão e mídias sociais”, que prepara os alunos para atuar nas novas plataformas de comunicação.

Na Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais, os cursos incluem “Design Gráfico: Tipografia e Branding”, que ensina a criar identidades visuais; “A Fotografia e a Cidade”, que explora a relação entre fotografia e ambiente urbano; e “Ilustração Avançada”, que capacita os alunos em técnicas sofisticadas de ilustração.

A Escola de Inovação e Sustentabilidade se dedica ao empreendedorismo e à gestão cultural, com cursos como “Gestão de Negócios Culturais”, que aborda a administração eficaz de projetos culturais; “Marketing Digital em Projetos Culturais”, que ensina estratégias de promoção online; e “Elaboração de Projetos”, que orienta na criação e desenvolvimento de iniciativas culturais.

Na Escola de Patrimônios e Equipamentos, os alunos podem se inscrever em “Conceitos Gerais para Gestão de Acervos Museológicos”, que introduz as práticas de conservação de acervos; “Cultura e Públicos: Estratégias de Comunicação”, que discute a mediação entre instituições culturais e a comunidade; e “Implantação de Museus e Plano Museológico: como fazer?”, que orienta sobre a criação de novos espaços culturais.

Por fim, a Escola de Tradições e Expressões Criativas oferece cursos como “Gastronomia Sustentável: Aproveitamento Integral dos Alimentos e Boas Práticas de Cultivo”, que promove a sustentabilidade na culinária; “Designer de Moda”, que ensina a criar e desenvolver coleções de vestuário; e “Artesanato: Bordado Livre 1”, que introduz técnicas artesanais e criativas. Essas ofertas diversificadas garantem uma formação rica e acessível para todos os interessados. (Da Redação com informações do Governo de SP)