Poli realiza ‘Semana das Crianças’

Atividades recreativas e educativas foram organizadas para envolver os estudantes

Por Beatriz Falcão

Para cada turma e dia da semana, ações diferentes para desenvolver a criatividade e promover a diversão

Diversão, brincadeiras e muito aprendizado marcaram a Semana das Crianças do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Com uma programação especial e recheada de atividades, os alunos começaram a comemorar o Dia das Crianças, uma data tão aguardada por eles, em grande estilo.

Entre as atividades, aconteceu o Show dos Artistas, com apresentação dos próprios estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, e uma gincana de robótica proporcionada pela Via Maker, empresa responsável pelo material didático do componente curricular. Teve também uma sessão de cinema, com direito à pipoca.

“Nós assistimos ‘Divertida Mente 2’ e, para mim, foi a atividade mais legal. Eu já tinha assistido ao filme, mas mesmo assim foi divertido, gostei muito”, conta a aluna Clara Andreoli de Oliveira Ramos, de 10 anos. “Já na gincana de robótica, nós precisamos montar uma coisa que gostamos e, na segunda etapa, nos reunimos em grupos para juntar os projetos. No fim, a nossa montagem foi um parque com muitas árvores, um lago e uma pista de skate”.

Para Vitor Gabriel da Silva, também de 10 anos, o mais legal da Semana das Crianças foram os grandes e coloridos brinquedos infláveis que tomaram conta da quadra do colégio para a felicidade das crianças. Na ocasião, barracas de algodão-doce e cachorro-quente também fizeram parte da festa.

“Foi muito divertido, eu adorei! Teve escorregador, piscina de bolinhas, mas meu favorito foi a guerra de cotonetes”, relata o aluno. “Nesta semana, nós não paramos de brincar, foi muito legal. Normalmente, acordo com preguiça de vir para a escola, mas nestes dias acordei muito animado”.

O estudante do 4º ano, Gabriel Sena do Patrocínio, de 10 anos, também gostou muito dos brinquedos e das comidas. “Eu aproveitei bastante o dia, me diverti e comi muito, quase nem almocei. Gosto quando o Poli traz atividades diferentes”, afirma.

Além de uma programação especial, os alunos puderam soltar a criatividade para se vestirem dos mais variados temas, como “dia do pijama” e “dia das cores”. Isabela Cristovam Blasques, de 6 anos, também gostou da Semana das Crianças, principalmente, por se divertir com as amigas.

Segundo a coordenadora pedagógica Sheila de Oliveira, responsável pelo Ensino Fundamental I, momentos assim são essenciais para as crianças. “Nós organizamos atividades que misturam diversão e aprendizado, como jogos, brincadeiras, apresentações e oficinas. Deste modo, essa integração ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades sociais, motoras e cognitivas, além de reforçar a cooperação, o trabalho em equipe e laços de amizades”, explica.

Nesse cenário, Sheila cita como exemplo uma programação, pela qual, cada estudante, foi convidado a trazer um prato de doce ou salgado para participar de um piquenique coletivo. Mais tarde, todos se reuniram no pátio para brincar com jogos de tabuleiro, que também trouxeram de casa. O aprendizado foi sobre partilha.

Por fim, a Semana das Crianças encerrou as atividades com uma gincana coletiva, feita pelos professores de educação física. “Essas comemorações ajudam a tornar o ambiente escolar mais dinâmico e motivador, além de proporcionar uma pausa saudável na rotina de estudos do dia a dia”, conclui Sheila.

Na Educação Infantil

Os alunos da Educação Infantil, entre 2 e 5 anos, também participaram da Semana das Crianças, no entanto, com uma programação diferente. Oficinas de brinquedos, “Baladinha Kids” com jogos dançantes, piquenique, comidinhas gostosas e brincadeiras de “fundo do quintal” estiveram entre as atividades lúdicas.

“A Semana das Crianças foi pensada naquilo que eles gostam, até mesmo por conta do Dia das Crianças, uma data que eles esperam bastante”, conta Veridiana Herrera Ferreira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil. “Tiveram os brinquedos infláveis também, com o lanchinho diferente, como cachorro-quente, pipoca e algodão-doce. Eles adoraram”.

O mais divertido para Joaquim Amâncio Senna, de 6 anos, foram as brincadeiras de “fundo de quintal”. Na área externa do colégio, ele e seus colegas se divertiam com barro e pintura gelada, feita com tinta guache congelada. “Eu gostei muito. Com o meu primo, nós fizemos macarrão com o barro. A semana inteira foi muito divertida”, relata o pequeno.