Exposição do Fama Museu, em Itu, é premiada

Por Cruzeiro do Sul

Uma das obras da mostra

O Governo de São Paulo anunciou os vencedores do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024. A premiação reconheceu as principais iniciativas culturais de 2023 em 13 categorias. Os vencedores receberam um troféu assinado pela artista plástica Maria Bonomi e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria Instituição Cultural, que não conta com prêmio em dinheiro.

A edição deste ano premiou projetos que fortaleceram o cenário cultural e artístico de São Paulo, abrangendo áreas como artes visuais, música, patrimônio cultural, literatura, entre outras.

A exposição “Um Presente para Ciccillo”, do FAMA Museu, em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi premiada em Iniciativas Culturais - Terceiro Setor. Francisco “Ciccillo” Matarazzo foi um grande mecenas da arte brasileira e fundados da Bienal de São Paulo. Em 1952, um desentendimento entre “Ciccillo” e alguns artistas resultou na criação de um álbum de gravuras, que hoje faz parte da Coleção Marcos Amaro no Fama Museu, onde foi exibido numa expsosição, sob curadoria de Denise Mattar.

Outros vencedores

Na categoria Arte para Crianças, o projeto vencedor foi “Tambores que Educam - Arte na Lata”, que se destacou em diversas cidades, incluindo Mongaguá, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Sapopemba e São Paulo Capital. Em Artes Visuais, a 7ª Semana de Arte do Vale do Paraíba, realizada em Taubaté, levou o prêmio, enquanto na categoria Audiovisual, a programação do Canal “KondZilla” foi a escolhida, reconhecendo sua ação online inovadora. O prêmio de circo foi para o espetáculo “Abracadabra - Um Circo Musical”, do Reder Circus, que é um projeto itinerante, apresentado em diversas cidades do Estado. Em Dança, o espetáculo vencedor foi “Construindo Sonhos”, que passou por Campinas, Barueri e São Paulo. O Incentivo à Leitura foi concedido ao projeto “Página a Página”, realizado em Praia Grande. Na categoria Iniciativas Culturais - Setor Público, o prêmio foi para o evento Brotas Rock, na cidade de Brotas, enquanto reconheceu a . O prêmio de Museus e Centros Culturais foi para a programação da “Biblioteca Municipal Mário de Andrade” de São Paulo, enquanto na categoria Música, o vencedor foi o Projeto “Orquestra Sanfônica”, de Presidente Prudente. O prêmio de Teatro foi concedido ao musical “Martin Pescador e as Lavadeiras do Arraial”, do projeto Crê Ações, em Biritiba Mirim. Na categoria Valorização do Patrimônio Cultural, o vencedor foi o projeto de Restauro dos Monumentos da Serra do Mar, realizados em São Bernardo do Campo e Cubatão, no Parque Caminhos do Mar. Por fim, a Instituição Cultural premiada foi a TUCCA - Música pela Cura, que atua na capital e Grande São Paulo. (Da Redação, com informações da Agência SP)

 

Itu