Exposição faz homenagem aos 70 anos do Conservatório de Tatuí

Por Cruzeiro do Sul

Evento lembra os 20 anos do 1º Congresso Internacional de Bandas Sinfônicas

 

Hoje (19), após uma sessão solene na Câmara Municipal de Tatuí, às 19h30, terá início a Exposição “Retratos de Maestros do 1º Congresso”, com oito quadros de autoria do artista plástico Rafael Sangrador, que retratam os maestros Antonio Carlos Neves Campos, Cadmo Fausto, Dario Sotelo, José Antonio Pereira, Luís Marcos Caldana e Santiago Giordano, bem como o trompetista Leopoldo Felício de Andrade. Todos eles participaram do 1º Congresso Internacional de Bandas Sinfônicas, realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em 2004.

O objetivo da mostra é homenagear o Conservatório de Tatuí pelos seus 70 anos de fundação, que foram comemorados em 11 de agosto deste ano. Além disso, a exposição marca os 20 anos do 1º Congresso de Bandas Sinfônicas. A iniciativa também é uma forma de valorizar os princípios que norteiam a cidade de Tatuí e dão a ela o título de “Capital da Música”. A visitação ficará aberta ao público de 21 de novembro a 9 de dezembro, das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira, na Sala de Sessões “Vereador Rafael Orsi Filho”.

O artista Rafael Sangrador, autor das obras, é natural de Palência, na Espanha. Formado pela Escola de Artes e Ofícios de Madri, ele chegou ao Brasil em 1976 e iniciou seu trabalho profissional na área de arquitetura, em São Paulo, no escritório do arquiteto Oswaldo Artur Bratk. Como artista plástico, desde a sua chegada ao Brasil participou de exposições de destaque e concursos artísticos, conquistando prêmios como o Prêmio Maemeri (1999), que levou suas obras à cidade de Asolo na Itália, e o Prêmio Salão Paulista (2000). Atuou como jurado em salões de artes plásticas em Rafard e Ribeirão Preto. Chegou a Tatuí em 1998, onde se estabeleceu desenvolvendo atividades artísticas, com aulas livres na Escola Industrial e aulas de modelo vivo. (Da Redação)