Mobilidade urbana é tema de peça infantojuvenil

Apresentação única será nesta terça-feira em Alumínio, na RMS

Por Cruzeiro do Sul

Cidadania e segurança são abordadas de uma forma divertida

O tema não poderia ser mais atual: mobilidade urbana. É com essa proposta que a peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, voltada para crianças com idades entre 6 e 12 anos, chega a Alumínio (SP) para uma sessão única hoje (19), às 13h, na Escola Municipal Professora Isaura Kruger. A apresentação, da Companhia de Teatro Parafernália, é gratuita e a classificação é livre.

O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da mobilidade urbana, abordando também a sustentabilidade. A peça irá percorrer 87 cidades, com 200 apresentações em cinco estados, com a expectativa de atender cerca de 30 mil participantes. São 40 minutos de apresentação que procura ser didática e ao mesmo tempo simples.

O enredo conta a história de Gael, Valentina e Lucas, personagens que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda, Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público.

Também serão distribuídas mais de 30 mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis. A iniciativa é realizada por meio da lei federal de incentivo à cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR. (Da Redação)