Mostra
Turismo cultural desperta interesse de visitantes da exposição
Até o dia 31 deste mês, os sorocabanos e residentes em cidades da região terão a oportunidade de visitar a 15ª Exposição Internacional de Turismo Cultural, que ocorre no Pátio Cianê Shopping. Ao visitar a mostra, os interessados vão encontrar cartazes com diversas informações sobre a imigração italiana, curiosidades e fotos de Portugal, além de conhecer a história de Paraty. Objetos que representam essas localidades também poderão ser encontrados.
Nesta edição, estão sendo apresentados os atrativos de Paraty, cidade localizada no Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); de Portugal, em celebração aos 500 anos do poeta Luís Vaz de Camões; além da homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
Presente na exposição, a aposentada Tereza Cristina Silva, de 65 anos, gostou do que viu. “É muito interessante, porque você ouve falar das coisas, mas quando você vê as fotos é bem atrativo”.
Por sua vez, a funcionária pública Pamela Queiroz, de 41 anos, contou que tem um avô português e uma avó italiana e se encantou com os trabalhos. “Eu achei tudo maravilhoso, incluindo a junção dessas três coisas: homenagear os italianos, mostrar um pouco de Portugal - que traz a nossa raiz de origem, vamos dizer assim -, e os costumes, pois querendo ou não, incorporamos alguns costumes portugueses. Meu avô era português e minha avó italiana. E mais Paraty, que é uma cidade brasileira maravilhosa”.
Prefeito de Paraty visitou a exposição
Na abertura da mostra, na semana passada, o prefeito de Paraty/RJ, Luciano de Oliveira Vidal, esteve presente, ao lado da secretária de Turismo do município, Sandra Barros, e de sua secretária adjunta, Rosana Gonçalvez. Para o chefe do Executivo da cidade turística, a mostra é, de fato, uma bela homenagem. “Eu fiquei lisonjeado em receber de Sorocaba essa homenagem à minha cidade”, disse Luciano.
Ao jornal Cruzeiro do Sul, o prefeito também destacou aspectos históricos de Paraty, que tem mais de 350 anos de tombamento. Segundo Luciano, a cidade também é a única do estado do Rio de Janeiro tombada em sua totalidade. “A cidade tem 47 mil habitantes. São treze tombamentos, 28 comunidades caiçaras, quatro comunidades quilombolas e uma comunidade indígena. Paraty acabou com a sua baixa sazonalidade. Todo dia está cheio, não tem mais baixa e alta temporada, e recebe turistas do Brasil e do mundo todo. Cidade preservada, bem conservada, vale a pena visitar, com as suas belezas e seus encantos”.
Por fim, o prefeito convidou os sorocabanos para prestigiar seu município. “E é um orgulho estar aqui em Sorocaba e muitos sorocabanos saem daqui para visitar Paraty. Quando puderem, apareçam. Eu falo sempre que Paraty antes era uma cidade nossa, hoje é uma cidade patrimônio de todos.”
A iniciativa do evento é da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), além do artista plástico Hamilton Vieira, membro da Febacla, com curadoria de Maurício Barisson, servidor da Secult, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Paraty, da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo (ITALCAM) e da Instituição do Turismo de Portugal. (Vanessa Ferranti)