Cult nas Quartas tem ‘Johnny & June’ nesta semana

Por Cruzeiro do Sul

Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon protagonizam o filme

Em continuidade ao projeto “Filmes Cult nas Quartas”, a organização preparou para esta semana a última das sessões gratuitas especiais, enfocando filmes biográficos musicais, com a exibição de “Johnny & June”, a partir das 19h da quarta-feira (11), na rua Paula Souza, 420 centro de Sorocaba.

“Johnny & June” (Walk the Line) é uma produção norte-americana de 2006, dirigida por James Mangold, com Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon e Robert Patrick.

O filme conta a história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão, até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins.

Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de autodestruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

Atuações

De acordo com Cleiner Micceno, curador do projeto, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de Cash de uma forma total, encarnando o cantor em todas as suas nuances. Na postura e na voz grave, no movimento irônico de colocar o violão nas costas, no olhar penetrante e na fúria de um homem que era conhecido pela cabeça esquentada.

Por sua vez, Reese Whiterspoon, ganhou outra perspectiva em sua carreira, talvez o real papel de sua vida.

Além dos dramas pessoais, a música também é bem tratada em “Johnny & June”.

Phoenix e Whiterspoon mostram suas aulas de canto nas performances ao vivo dentro do filme. A outra surpresa, no elenco coadjuvante, foi a escolha de músicos para interpretar os companheiros do casal Cash nas turnês. Elvis, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins têm toda a mitologia recriada com grandes semelhanças.

O projeto

“Filmes Cult nas Quartas” apresenta sempre filmes considerados cult, ou cult movies, de diversos países e de diversos gêneros, e após as sessões ocorre um bate-papo com os presentes, discutindo o filme e a impressão das pessoas.

Essa será a última sessão do ano de “Filme Cult nas Quartas”, que retorna em janeiro, sempre com apresentações às quartas-feiras, a cada quinze dias. (Da Redação, com colaboração da assessoria de imprensa do evento