Artista de Sorocaba recria cenário de ‘Prision Break’ com palitos de dente
O artista plástico de Sorocaba, Marcos Peniche, se inspirou no seriado “Prision Break” para recriar a área externa do cenário principal, a prisão, com palitos de dente. Na trama, o personagem da série mapeou a prisão em suas costas para resgatar seu irmão, que foi condenado injustamente.
Por sua vez, Marcos se inspirou, e imaginou, cada detalhe para a montagem da peça. Segundo o artista, foram 7 meses de trabalho e mais de 26 mil palitos para produzir a maquete, com o máximo de detalhes possível. “Tive que pegar referências na internet e rever a série muito atento, já que não tem muitas cenas que mostrem a parte externa da prisão”. E mesmo já tendo finalizado mais de 90% da peça, ele quer ir mais longe: “Preciso colocar mais detalhes na parede da esquerda, e colocar alguns detalhes faltantes”, conta Marcos.
Ainda na infância, sua paixão pela arte foi crescendo. No início explorava diferentes estilos de desenhos e atualmente se utiliza deles para o planejamento de suas produções, sempre relacionadas ao mundo cinematográfico. Marcos faz todas as suas peças apenas com uma das mãos, pois nasceu com deficiência física no braço direito. Sendo resina, ou palitos de dente, o artista domina a arte de construir e tirar de sua imaginação peças de seus seriados preferidos.
Agora, aos 40 anos, já aposentado, passou a se dedicar integralmente à produção artística, com grande detalhamento e perfeição. Apesar de ser um trabalho não comercializado, os interessados em conhecer a sua arte podem visitar a exposição online por meio do site de sua exposição (https://youtu.be/CCrMKHvFpJ0?si=aojNTMDSs9hog1YM), ou pela rede social Facebook, Marcos Peniche.
O artista, porém, não possui apenas a maquete. Além dela, o brasão da escolabruxa de Harry Poter, busto do Homem Aranha e armaduras do mundo dos heróis, também fazem parte dos trabalhos de Marcos. Ele, no início de sua carreira artística, também produzia objetos com resina, fibra e papel cartão, e em seu acervo coleciona miniaturas, capacetes e até um objeto que os dubladores de um seriado no Brasil autografaram, uma demonstração de apreço pela arte e agradecimento pelo carinho.
Seu maior desejo é levar sua arte a um público mais amplo, incluindo apresentação em rede nacional, para que seu talento seja reconhecido em todo o Brasil. Para Marcos, a arte é uma forma de expressão genuína: “Eu sempre quis me mostrar como um artista, eu sou um artista!”, comenta o artista. (Ana Beatriz Sentelhas - Programa de Estágio)