Cultura pop impulsiona o mercado de games no Estado
O Estado de São Paulo vem se consolidando como um polo estratégico para a cultura pop e o mercado de games, com investimentos e programas de capacitação. São diversas frentes de atuação lideradas pela Secretaria da Cultura estadual, como a “Gamescom Latam”, evento que estreou no Brasil em maio deste ano, com previsão de R$ 18 milhões até 2026. O evento reuniu 636 empresas nacionais e mais de mil representantes do setor, recebendo um público de mais de 100 mil visitantes de 70 países, com uma projeção de R$ 1 bilhão em negócios.
Além disso, este ano foi lançado o projeto Fábrica de Games e firmada parceria com o Google, com isso, está sendo possível oferecer formação em desenvolvimento de jogos a jovens de 14 a 21 anos, promovendo capacitação e abrindo novas oportunidades para futuros talentos do setor.
Dentre as ações voltadas para a cultura pop, o governo do Estado criou uma escola específica para atender a demanda de qualificação do setor na estrutura das Escolas de Profissionais da Cultura. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologia promove cursos que cobrem desde a produção audiovisual, com ênfase em edição, operação de câmera e animação 3D, até a criação de games, design, marketing e direitos autorais.
O foco é formar profissionais aptos a atuar nas indústrias de cinema, TV, jogos e novas mídias, cujos detalhes podem ser acessados pelo site https://www.cultura.sp.gov.br/. (Da Redação, com informações da Agência SP)