Escola de Música de Votorantim é referência como polo de formação musical
Sob a direção do maestro Luís Gustavo Laureano, a EMV passou por ampla reestruturação pedagógica
Em meio a resultados expressivos nos últimos anos, a Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi” (EMV) tem se destacado como um dos principais polos de formação musical e promoção cultural da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Reafirmando seu papel como agente de transformação social e referência em qualidade artística, a escola é uma instituição de ensino mantida pela Prefeitura do município de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Criada pela Lei 2.497, de 16 de junho de 2016, a instituição é pública e gratuita, e se destina à inicialização musical e formação de músicos.
Desde 2023, sob a liderança do maestro Luís Gustavo Laureano, a EMV passou por uma ampla reestruturação pedagógica. O corpo docente foi significativamente ampliado com a chegada de professores renomados, muitos deles egressos do Conservatório de Tatuí, como Erik Heimann, Fúlvio Ferrari, Gustavo Mazon-Finessi, Luciano Pereira, Marcelo Silva e Suely Freitas. Essa equipe assegura aos alunos um ensino de qualidade, reconhecido nacional e internacionalmente.
Atividade musical
De acordo com sua direção, a EMV tem como missão promover e desenvolver a arte musical, oferecendo formação técnico-musical de qualidade à população interessada. Além de disponibilizar cursos de diversos instrumentos, a escola busca democratizar o acesso à cultura musical, incentivar a formação de novos músicos e contribuir para sua socialização e profissionalização, fortalecendo o cenário cultural do município de Votorantim.
Sob a atual gestão, a escola ampliou sua capacidade, oferecendo cerca de 200 vagas. Novos cursos regulares na área de sopros foram incorporados, incluindo a área de sopros, além do curso livre de canto coral infantojuvenil. Na área de música erudita, são oferecidos os cursos regulares de Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Trombone, Trompa, Trompete, Viola Sinfônica, Violão, Violino e Violoncelo. Na área de educação musical, são oferecidos os cursos livres de Musicalização Infantil e Canto Coral Infantojuvenil.
Nos cursos regulares de formação continuada são oferecidas aulas individuais de instrumento, aulas coletivas teóricas musicais, bem como uma vivência musical ampla em Música de Câmara e Prática de Conjunto, por meio das aulas de prática coral e orquestral com duração aproximada de 6 a 10 anos, de acordo com o curso escolhido. Já os cursos livres consistem em aulas coletivas, com foco em educação musical. Além disso, por meio do Núcleo de Artes da Secretaria de Cultura (Secult), o espaço passou a oferecer também oficinas culturais em outras linguagens, como teatro, dança, artes visuais, audiovisual e fotografia, entre outros, aumentando significativamente a sua abrangência junto à população da cidade.
Formando novos artistas
Apaixonada por música desde pequena, Maria Clara Almeida, 14 anos, começou a ter contato com a música em 2022, na fanfarra caipira, tocando euphonio. Em seguida, entrou para a Banda Marcial e se apaixonou pela trompa. Em 2023, Maria Clara participou do processo seletivo da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi” (EMV), onde vem estudando e se aprimorando na música.
“Os professores da escola EMV são excelentes, fazem um ótimo trabalho, as aulas de trompa são muito boas, o professor Jackson Lúcio tem métodos ótimos para ensinar, o grupo de metais que é dirigido pela Ianca Almeida tem aulas excelentes, e quero falar principalmente sobre o canto coral, regido pelo professor Luis Gustavo. No coral eu fiz diversas amizades, aprendi várias técnicas vocais e o professor é muito dedicado e atencioso com todos. Me dedico bastante em todas as matérias da escola e pretendo melhorar cada vez mais. Sou muito grata à Escola de Música de Votorantim”, enfatiza Maria Clara.
Aluna de violão clássico e coral na (EMV), Alice Cristine, 16 anos, iniciou os estudos na música em agosto de 2024 e conta estar se aprimorando na música a cada dia e pretende levar os ensinamentos para a carreira que pretende seguir. “Sempre gostei de dança e música”, comenta Alice.
Iniciativas de destaque
A “Série de Recitais da EMV” é uma das iniciativas inovadoras da escola, oferecendo aos alunos a oportunidade de se apresentarem em público, independentemente do nível técnico. O projeto promove experiências pedagógicas essenciais, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades de performance e expressão artística. Nos últimos dois anos, a série realizou 21 recitais, envolvendo alunos de todos os cursos e consolidando a escola como um ambiente inclusivo e de formação.
O Festival de Inverno da Escola de Música de Votorantim também tem se consolidado como um marco cultural e pedagógico. Desde sua estreia, tem fortalecido a qualificação profissional e ampliado o acesso à arte. Mais do que incentivar a formação artística, o festival ampliou o acesso à cultura e capacitou os participantes para inserção no mercado de trabalho.
Projetos de Impacto Social
A EMV também desenvolve projetos que visam democratizar o acesso à música. A ação “EMV Itinerante” leva apresentações artísticas para além dos muros da escola, promovendo a vivência artística em eventos como o Sarau da Apevo, o Encontro de Música Brasileira em Tatuí e o Festival Nacional de Música & Literatura de Taubaté.
A democratização do acesso à música é um dos pilares da escola, evidenciado pelo projeto “A EMV Vai à Música”, que proporciona aos alunos experiências culturais enriquecedoras em concertos, óperas e apresentações musicais. Entre as atividades recentes, destacam-se momentos memoráveis, como a ópera “Carmen”, no Theatro Municipal de São Paulo, o Concerto da Osesp na Sala São Paulo, em São Paulo/SP, e o concerto do Coro Meninos Cantores da Basiléia, da Suíça.
Reconhecimento Regional e Internacional
Em agosto de 2024, a EMV recebeu representantes da Escola Municipal de Música ‘Enoque Silva‘, de Alumínio/SP, que vieram conhecer a estrutura e o trabalho da instituição. A visita reforçou o papel da EMV como referência em ensino musical na RMS, promovendo intercâmbio cultural e educacional entre municípios. A parceria com o Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI) posicionou a EMV como polo de excelência em música coral infantojuvenil.
Cantata de Natal
Fechando o ano de 2024, a Cantata de Natal reuniu os Coros Infantojuvenil e Adulto da EMV, além do Coral Municipal de Votorantim e da Apevo, marcando a estreia da Orquestra EMV, com 30 integrantes. O evento celebrou o sucesso de um ano repleto de conquistas, reafirmando a missão da escola em promover arte, inclusão e excelência cultural.
Trajetória e atuação em destaque
Com uma carreira consolidada nas áreas de regência coral, canto lírico e piano, Luís Gustavo Laureano é um dos nomes proeminentes da música erudita no Brasil. Formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, atualmente é bacharelando em Música, com ênfase em Voz, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do prof. dr. Angelo Fernandes.
Laureano também acumula ampla experiência em festivais nacionais e internacionais, destacando-se em eventos como o Festival Internacional de Música de Londrina/PR, Festival Música nas Montanhas, Oficina de Música de Curitiba/PR, e Festival Internacional de Ópera das Américas. Como cantor lírico, participou de produções importantes, incluindo Dialogues des Carmélites, Les Contes d’Hoffmann e La Cenerentola, apresentadas em teatros paulistas.
Entre os momentos marcantes de sua carreira destacam-se a regência do Madrigal Cantabile, vencedor da Menção de Ouro na 5ª edição do Cantoritiba Festival Internacional de Corais.
O maestro foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros (NABRC-ABRACO). Esse reconhecimento consolida sua posição como uma das principais referências da música coral no Brasil. (Gabrielle Camargo Pustiglione)