Orquestra toca músicas de videogames populares em Sorocaba

Por

O programa mistura a emoção da música clássica com a tecnologia, por meio da exibição de vídeo dos games e iluminação projetada para proporcionar uma experiência lúdica. Crédito da foto: Divulgação

O programa mistura a emoção da música clássica com a tecnologia, por meio da exibição de vídeo dos games e iluminação projetada para proporcionar uma experiência lúdica. Crédito da foto: Divulgação

Uma divertida e inusitada viagem ao mundo das músicas de games populares será conduzida pela Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila) no concerto “Videogame Classics”, que fará nesta quarta-feira (18), às 20h, na Sala Fundec. O espetáculo será reapresentado no sábado, às 20h, e marca o encerramento da temporada artística de 2019 da Fila. Os ingressos, que custam R$ 20 (valor inteiro) e R$ 10 (meia-entrada), já estão à venda na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro).

De acordo com o maestro Denis Vieira, o “Videogame Classics” será uma experiência completamente inédita em Sorocaba, criada para ser aproveitada por famílias, fãs ou apenas curiosos do universo dos games. O programa mistura a emoção da música clássica com a tecnologia, por meio da exibição de vídeo dos games e uma iluminação projetada para proporcionar uma experiência lúdica.

Haverá também uma exposição montada pelo “The grid game club”, que levará mais de dez consoles para o evento, objetos famosos e antigos, que irão remeter o público ao mundo mágico dos videogames.

O “The grid game club” foi criado após os idealizadores observarem que atualmente as pessoas estão cada vez jogando mais distantes uma das outros, daí surgiu a necessidade de criar um clube de games para fazer com que, além de propor diversão, trouxesse também interação.

A Fila é um projeto criado em 1996 para ampliar o portfólio cultural de Sorocaba e Região, numa época em que havia uma grande carência de nomes no cenário cultural. Por meio de seu trabalho, a Fila conseguiu levar talentos às mais renomadas instituições musicais do País, sem contar centenas de jovens que tiveram na orquestra a base para o desenvolvimento de sua cidadania.

Administrada pela Associação de Eventos Culturais (Assec), e sob a batuta do maestro Denis Vieira, a Fila realiza todos os anos uma intensa temporada musical, acreditando que fazer música é mais do que expressão de uma arte, é uma forma de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. (Da Redação)