Oswald de Andrade é tema em novo episódio de ‘Modernistas’

Por

O documentário é narrado pela filha mais nova do escritor, Marilia de Andrade. Crédito da foto: Divulgação / Tv Cultura

O documentário é narrado pela filha mais nova do escritor, Marilia de Andrade. Crédito da foto: Divulgação / Tv Cultura

Vai ao ar hoje, às 22h45, o segundo documentário da série “Modernistas”, que retrata a vida e a obra de Oswald de Andrade. Produzida pela TV Cultura, com direção do cineasta Ricardo Elias, a produção aborda os principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 -- Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Narrado pela filha mais nova de Oswald de Andrade, Marilia de Andrade, dançarina e professora da Unicamp, o documentário fala da convivência com o mais ousado e controverso modernista. E aborda o esquecimento que Oswald foi submetido até ser resgatado pelo Teatro Oficina.

Poético, inovador, ousado, o documentário mescla os poemas do artista com imagens de seus livros e biografia pessoal. Como diz um dos depoentes na edição, “a obra de Oswald se pauta pela sua biografia”.

Sua trajetória artística e sua obra se misturam com fatos cotidianos, como a briga com Mário de Andrade, com quem se desentendeu e amargou um arrependimento até o fim da vida. Oswald foi um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil, tendo sido o autor dos dois mais importantes manifestos modernistas, o “Manifesto da poesia Pau-Brasil” e o “Manifesto antropófago”, bem como do primeiro livro de poemas do Modernismo brasileiro afastado de toda a eloquência romântica, “Pau-Brasil”.

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Os próximos episódios de Modernistas retratam os artistas Mário de Andrade e Victor Brecheret, nos dias 27 de maio e 3 de junho, respectivamente. (Da Redação)