‘Entre’, experiência imersiva estreia em Araçoiaba da Serra
Exposição usa realidade virtual, elementos do teatro e de performance
A segunda temporada de “Entre” estreia com apresentação gratuita em Araçoiaba da Serra, neste sábado (3) e domingo (4). Mesclando elementos de instalação, performance, teatro e realidade virtual, a experiência imersiva contará com cinco sessões, que acontecerão entre 13h e 19h, na Casa da Cultura “Ary Vieira de Albuquerque”, que fica na rua Pedro Nolasco Vieira, nº 120 -- Centro.
Com uso de óculos de realidade virtual (VR), a exposição proporciona autonomia ao público, oferecendo liberdade de movimentação pelas instalações. A ideia é unir a tecnologia a uma instalação artística interativa, para investigar as relações do corpo humano com o ambiente e com as performances, dialogando entre si.
Cada exibição durará em média 30 minutos, com capacidade para dez espectadores por sessão. A classificação indicativa para a partir de 16 anos. “O objetivo, até o final da temporada, é de chegar a 600 pessoas imersas nessa expressão artística”, detalha a coordenadora.
Robson Catalunha, idealizador e diretor artístico do projeto, comenta sobre este novo formato artístico exibido. “Nos últimos anos, tenho me interessado em criar trabalhos que proporcionem uma autonomia ao público. Paradoxalmente, a tecnologia foi a forma que encontrei de criar uma experiência nesse sentido”, ressalta.
Além da exposição, antes de todas as apresentações, acontecerá um bate papo Catalunha. A conversa intitulada “Criação, corpo e tecnologia - Realidade virtual em debate” terá duração de 20 minutos, sendo realizada antes da execução da obra. O encontro é dirigido a todo o público presente, com o intuito de discutir tanto as questões relacionadas à criação, corpo e tecnologia, como as temáticas que cada artista evoca com suas corporeidades-identidades.
Outras cidades
Após Araçoiaba da Serra, o trabalho será levado para outras cidades do interior. Segundo os organizadores, a iniciativa tem o objetivo de promover a democratização do acesso à arte e novas tecnologias. “Escolhemos cidades do interior de São Paulo com menos de 50 mil habitantes com o intuito de descentralizar das médias cidades”, afirma Andressa Moreira, coordenadora geral e diretora de produção do projeto.
Além de Araçoiaba da Serra o projeto também será levado às cidades de São Bento do Sapucaí, Pilar do Sul, Charqueada, Cananéia e Monte Aprazível, de 03 a 25 de junho, com a última exibição no dia 06 de agosto. O projeto foi contemplado no edital nº10/2022 do Programa de Ação Cultural - ProAC do Governo do Estado de São Paulo. (Da Redação)