#TBT: ACM de Sorocaba existe desde 1954
A ACM sorocabana é uma das maiores da América Latina e do Brasil em número de associados e por manter uma faculdade
A Associação Cristã de Moços (ACM) de Sorocaba foi fundada no dia 22 de dezembro de 1954, sob orientação da ACM da cidade de São Paulo, por pessoas ligadas às autoridades, à sociedade sorocabana e graças ao desafio aceito por um jovem professor de educação física chamado José Carlos de Almeida.
Ele não imaginava que a instituição que ele estava ajudando a fundar viesse a se transformar no que é hoje, uma das maiores ACM da América Latina e do Brasil em número de associados e que mantém uma faculdade, a Faculdade de Educação Física (Fefiso).
O primeiro presidente foi dr. Paulo Breda Filho; e a instituição, que começou com 126 associados em junho de 1954, hoje supera 13 mil associados, incluindo os dependentes. A Associação Cristã de Moços de Sorocaba conta hoje com as unidades Centro, Jardim São Paulo, Unidade Zona Leste, Votorantim e Unidade Acampamento.
A ACM surge no mundo como resultado de um movimento revolucionário, quando o desenvolvimento industrial provocou a migração de famílias e jovens para as grandes cidades. Essas rápidas transformações que ocorreram na vida tradicional dos povos no aspecto político, econômico e social, provocaram muitas reações entre os jovens.
Foi nesse cenário que o jovem George Williams formou e iniciou um grupo com vários companheiros ingleses. A primeira ACM foi fundada em Londres, Inglaterra, em 6 de junho de 1844 por George Williams. Hoje, a ACM é uma instituição ecumênica, não sectária, de educação integral, assistência social, filantrópica e sem fins lucrativos.
Com mais de 170 anos de existência, estando presente nos cinco continentes, com mais de 58 milhões de associados e participantes, com cerca de 14 mil sedes em mais de 123 países. É considerada a maior rede de serviços voluntários do mundo e reconhecida pelas Nações Unidas como organização não governamental.