Sorocabano é premiado em campeonato de DJs
O sorocabano Hudson Ferraz Machado, conhecido como DJ Subrinho, ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional de DJs Profissionais -- Hip Hop DJ, considerado o mais importante do gênero na América Latina. A finalísisma ocorreu no domingo passado (15), na Matilha Cultural, no Centro da capital paulista. “É uma honra e uma alegria muito grande ser premiado em um campeonato tão importante. Abrem as portas para novos projetos e faz a gente querer treinar e evoluir ainda mais. É um reconhecimento que levanta a autoestima de qualquer DJ”, afirma o sorocabano.
Este foi o segundo ano consecutivo que o DJ Subrinho ficou com o vice-campoenato. O título de campeão foi conquistado por DJ Shinpa, de Barretos -- o terceiro consecutivo. Já a terceira posição foi para DJ Baco, de Jundiaí. “O concurso teve participantes do Brasil inteiro e os três primeiros colocados são do interior de São Paulo. Isso mostra a força do interior, e também de Sorocaba”, analisa.
O sorocabano foi um dos dez participantes selecionados para o concurso por meio de uma seletiva online. Já a final presencial teve como jurados Erick Jay, vencedor do DMC World, maior concurso de DJs do mundo; Nedu Lopes, tricampeão do Red Bull Thre3Style; e Bulldog, que já foi vencedor do Hip Hop DJ. Diante do júri, assim como os demais concorrentes, o sorocabano teve quatro minutos para apresentar sua performance, que foi avaliada pelos seguintes critérios: screatch, batida, criatividade e tempo.
Subrinho começou sua carreira como DJ profissional em 1999. Seu primeiro contato com a cultura hip hip foi em meados de 1994, na casa de sua avó, por influência de seu tio, Benedito Baptista Machado, conhecido como DJ Bndee, reconhecido como um dos DJs pioneiros de Sorocaba. Antes de se profissionalizar na arte dos toca-discos, DJ Subrinho foi Bboy (dançarino de rua), e logo após, foi convidado pelo amigo Márcio Brown e seu tio DJ Bndee a fazer parte do grupo Fora do Crime como MC, chegando a abrir shows do Racionais MC’s e participar de diversos eventos na cidade com os grupos de rap local como X4, X da Questão entre outros.
Atualmente DJ Subrinho atua em casas noturnas e como DJ freelancer de vários grupos de rap. Também é organizador do projeto Scratch Kombat, que consiste em encontros mensais de DJs na sede do Clube 28 de Setembro. (Felipe Shikama)