Comércio se prepara para vendas do Dia das Crianças

Por Ana Claudia Martins

Brinquedos e roupas são os presentes mais escolhidos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (2/10/2020)

Brinquedos e roupas são os presentes mais escolhidos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (2/10/2020)

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) estima um aumento de 5% nas vendas com os presentes para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Para a associação, a data é a melhor época para o comércio local desde o começo da pandemia. Lojas do centro de Sorocaba já têm promoções de brinquedos, calçados e roupas infantis.

Para a economista da Acso, Carla Giuliani, as vendas do Dia das Crianças na cidade só não deve ser melhor do que o Natal. “No Dia das Mães, por exemplo, as pessoas estavam muito assustadas e isso acabou reduzindo o valor que elas gastaram com os presentes. Agora a situação é diferente. O Dia das Crianças só não deve ser melhor do que o Natal”, avalia.

Segundo a economista, o comércio da cidade está apostando alto neste período e a tendência é de uma procura também por brinquedos educativos. O gestor da Pedagógica, loja do ramo de brinquedos infantis, Nivaldo Madureira, diz que a procura por presentes pedagógicos e educativos tem crescido. “A procura por esses brinquedos educativos aumentou porque eles estimulam a memória e o desenvolvimento das crianças, ainda mais em um momento que os pais estão tendo que dar muito mais atenção para a educação dos pequenos”, aponta.

A economista da Acso ressalta ainda que a busca por este tipo de brinquedo é uma forma de interação familiar, além da educação. “Os pais percebem que os filhos estão ficando muito tempo preso a telas, como o celular e a TV, e ao mesmo tempo existe essa preocupação com a educação dos filhos”, observa Carla.

Com muitas crianças em casa enquanto parte das escolas ainda não reabriu por conta da pandemia, os livros infantis também são opções de presente para a garotada. (Ana Cláudia Martins)