Iniciativa solidária ajuda no sustento de marceneiros durante a pandemia

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Foto de Bidvine no Pexels

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Assim como todos os segmentos de pequenos negócios e microempreendedores individuais, a marcenaria sofreu um baque com a pandemia. No entanto, com o passar dos meses, o setor vai se recuperando. Uma iniciativa do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e do Instituto Leo, ajudou 3.684 marceneiros de todo o Brasil, fornecendo um desafogo durante a crise provocada pelo coronavírus.

Através de doações e parcerias com grandes empresas, o projeto Marcenaria do Bem conseguiu arrecadar mais de dois milhões de reais. No site do projeto, os marceneiros puderam se inscrever para receber um auxílio, e os mais de 3 mil contemplados ganharam um cartão virtual de R$600, com a possibilidade de uso com alimentação, saúde e materiais de trabalho.

Tentando promover uma corrente de ajuda, a iniciativa estimulou a solidariedade dos marceneiros auxiliados, pedindo que eles fizessem peças para doação a instituições de caridade.

Além da ajuda financeira, a Marcenaria do Bem também oferece capacitação gratuita, através de conteúdos virtuais. Para estes conteúdos, não é necessário ser um contemplado do projeto, bastando realizar o cadastro na plataforma. Os materiais estão divididos em três áreas: conectar, que mostra oportunidades de microcrédito para o setor; capacitar, que traz aulas e dicas para melhorias no empreendimento, mesmo que seja informal; e cuidar, que conta com dicas de saúde e segurança.

Entre as novas capacitações necessárias para o marceneiro, está a habilidade de atender os clientes pela internet. Sem poder visitar as casas para tirar medidas e negociar orçamentos, por conta do distanciamento social, as redes sociais ganham enorme importância para a profissão. Além disso, o uso delas para a divulgação do trabalho é uma saída recorrente entre os profissionais.

Marcenaria surgiu como oportunidade para muitos na pandemia

A marcenaria é um dos setores que mais abriga trabalhadores informais no país, por ser uma profissão tradicional e muito requisitada. Na pandemia, muitas pessoas que ficaram desempregadas resolveram tentar a sorte neste tipo de negócio, buscando se salvar da crise financeira.

Segundo um levantamento do site ReviewBox, as vendas dos materiais para a prática da marcenaria cresceram durante a crise da Covid-19. Um dos mais buscados é a serra circular: o número de pesquisas na internet pelo produto cresceu 135% de janeiro para maio deste ano.

O setor traz muitas oportunidades. Com as medidas de isolamento social, aumentou o tempo que as pessoas passam dentro de suas próprias casas, provocando o surgimento de novas necessidades. Além disso, muitos estão realizando trabalho remoto e precisam adequar os móveis para esta nova realidade. Este contexto abre espaço para a marcenaria sob medida, já que esta é uma ótima maneira de aproveitar cada centímetro do apartamento.