Investimento e educação financeira para enfrentar diferentes momentos econômicos

Por

Imagem1

Dois dos principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos talvez sejam a instabilidade financeira e a disparidade econômica global. Por conta da forma como a economia está configurada na atualidade e dos fatores que podem ser gerados a partir desse ponto, a educação financeira e o aprendizado relativo a investimentos se tornam uma prioridade para qualquer pessoa no mundo.

Recursos especializados em finanças

Ao longo dos anos, a economia global tem enfrentado grandes desafios que testam os recursos e as estratégias de especialistas para manter um saldo positivo na área financeira apesar das adversidades. Nesse contexto, o investimento em moedas estrangeiras tem sido há décadas um dos métodos mais utilizados por experts da área financeira em todo o mundo, sendo o par EUR/USD – ou Euro Dólar – uma das primeiras alternativas nesse sentido, devido à estabilidade e à liquidez que essas moedas oferecem.

Deve-se notar que, quando se fala em liquidez no contexto de mercado cambial ou Forex, refere-se à facilidade que uma moeda tem de ser trocada por outra ou então por um bem ou serviço. Moedas mais visadas, portanto, possuem maior liquidez, pois são consideradas opções seguras tanto em momentos de bonança quanto diante de crises financeiras.

Atualmente, há uma maior difusão em termos de educação financeira, o que facilita o acesso de mais pessoas às ferramentas de negociação e ao mercado de câmbio. Neste ano, o real, entre outras moedas de países emergentes, como México, Colômbia e Turquia, é até então a moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar. Com isso, o investimento no mercado de câmbio de moedas estrangeiras se tornou um recurso que está crescendo em popularidade no Brasil.

A montanha-russa do real brasileiro em 2020

No final de 2019, as perspectivas para a economia brasileira eram bastante positivas, pois o crescimento previsto no país abriu as portas ao investimento estrangeiro e mostrou o mercado de ações brasileiro como um dos destaques globais para 2020. Nesse contexto, e diante da guerra comercial desencadeada entre a China e os Estados Unidos, o Brasil ocupa um lugar privilegiado na América Latina, graças à perspectiva positiva que sua economia demonstra em todo o mundo.

Segundo estudo realizado pelo IBGE, metade dos brasileiros sobrevive com menos de R$ 15,00 por dia, e, apesar de esses dados parecerem negativos, isso na verdade indica uma redução da desigualdade no país, pois reflete um crescimento médio de 0,9% para a renda da população mais pobre em 2019 quando comparado a 2018. No entanto, desde o início de 2020 o real tem sido muito instável em relação ao dólar, com grandes flutuações que atingiram a marca histórica de R$ 6,00, reflexo da instabilidade da moeda diante das mudanças na economia global. Um ponto interessante – e importante – em torno dessa flutuação é que muitas pessoas conseguiram manter certa estabilidade financeira, e inclusive melhorá-la, graças aos seus investimentos em moedas estrangeiras, o que lhes confere maior confiança para lidar com qualquer momento pelo qual a economia possa passar.

Os próximos meses de 2020 provavelmente trarão desafios para a economia global, o que inclui, é claro, o contexto brasileiro. Portanto, vale a pena destacar a importância de obter educação financeira e usar ferramentas que possam nos auxiliar e nos ajudar a passar por qualquer momento econômico de forma mais estável.