Disponibilidade de leitos para Covid-19 se aproxima do limite em Sorocaba
A capacidade de leitos de UTI reservados para Covid-19 foi esgotada em três unidades de saúde de Sorocaba nesta quarta-feira (17). Em outras duas, a taxa de ocupação está acima de 90%. As informações estão no censo diário de leitos divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade.
Conforme os dados, o limite foi atingido pelas unidades públicas Santa Casa, que tem 30 leitos, e hospital de Campanha, com dois leitos de estabilização. A taxa também chegou a 100% hospital particular Samaratino, que tem 10 leitos de UTI.
Ainda sobre a rede pública, o hospital estadual Adib Jatene, novo regional, tem apenas uma vaga disponível das 30 dedicadas a pacientes com o novo coronavírus. O hospital particular Unimed tem taxa de ocupação de 93%. Ou seja, das 15 UTIs, 14 estão com pacientes.
O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tem duas vagas de UTIs disponíveis de um total de 11. A situação mais tranquila em Sorocaba com relação à UTI é do hospital Evangélico, a exemplo do quadro de terça-feira (16). A taxa de ocupação é de 41% nas 15 vagas que a unidade possui. Ou seja, a unidade tem seis vagas ocupadas.
Clínicos
Com relação aos leitos clínicos, a maior taxa de ocupação ocorre na Santa Casa, com apenas uma vaga disponivel. A unidade tem 20. No Adib Jatene, oito dos 15 leitos clínicos estão ocupados. No hospital de campanha, 52,50% dos 40 leitos estão ocupados, ou seja, há 19 leitos disponíveis. No CHS, que possui oito leitos clínicos, apenas um estava ocupado.
Na rede privada, o Hospital Unimed tinha a maior taxa de ocupação de leitos clínicos, com 87,5%. Com isso, dos 24 leitos, apenas três estavam desocupados. No Samaritano, o índice de ocupação é de quase 60%. Dos 26 leitos, 11 estavam disponíveis. No Evangélico, dos 14 leitos da unidade, nove estavam disponíveis.
Gpaci
O Gpaci, que atende apenas pacientes de até 18 anos, das 26 vagas de leitos clínicos, 25 estavam vagos. A unidade também tem oito leitos de UTI. Todos estavam disponíveis.