Preço de smartphone sobe mais de 20%
Quem pesquisou para trocar de celular nos últimos meses deve ter levado um susto: os smartphones estão mais caros no Brasil. Segundo dados recentes da consultoria IDC, o preço médio de um aparelho no 2º trimestre foi de R$ 1,5 mil, em alta de 23% ante 2019, em efeito puxado pela alta do dólar e pela estratégia de lançamentos das empresas. Com a crise e incerteza econômica, o aumento deixa muitos brasileiros em dúvida na hora de colocar a mão no bolso -- ainda mais em tempos de isolamento social, quando a demanda pelo uso de tecnologia aumentou.
A alta dos preços é visível em diferentes segmentos do mercado. Segundo Renato Meireles, analista da IDC Brasil, esse movimento atinge o mercado de smartphones como um todo. “Hoje, praticamente não há smartphones de entrada por menos de R$ 700”, diz. Por outro lado, ele nota que os aparelhos mostram evoluções ano a ano.
Na hora de comprar, afirmam especialistas, o consumidor deve entender quais inovações são de fato úteis entre um aparelho e outro. (Estadão Conteúdo)