Venda de veículos novos cresce 26,6% em fevereiro ante fevereiro de 2018
A venda de veículos novos no Brasil cresceu 26,6% em fevereiro ante igual mês do ano passado, para 198,6 mil unidades, em soma que considera veículos leves e pesados. O balanço foi divulgado na tarde desta sexta-feira (1), pela Fenabrave, federação que representa as concessionárias.
Parte da expansão, contudo, é explicada pelo número de dias úteis, uma vez que o carnaval do ano passado caiu em fevereiro e o deste ano será em março. Na média diária, portanto, o avanço foi menor, de 14%, para 9,9 mil unidades.
O volume registrado em fevereiro, se comparado a janeiro, apresenta queda de 0,57%, também em função da diferença de dias úteis, porque, na média diária, houve crescimento de 4,4%.
No acumulado do ano, as vendas somam 398,4 mil unidades, alta de 17,8% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.
Os veículos leves, que somam os segmentos de automóveis e comerciais leves, registraram 189,9 mil emplacamentos no segundo mês. O resultado corresponde a uma alta de 25,2% em comparação a igual mês de 2018, mas baixa de 0,4% ante janeiro. O ano acumula 308,5 mil unidades, avanço de 16,3%.
Entre os pesados, as vendas de caminhões atingiram 6,8 mil unidades em fevereiro, crescimento de 65,9% ante igual mês do ano passado, mas recuo de 1,6% na comparação de janeiro. O bimestre registrou a venda de 13,7 mil unidades, expansão de 58%
Os ônibus, por sua vez, tiveram 1,9 mil emplacamentos, alta de 75,2% em relação a fevereiro do ano passado. Na comparação com janeiro, o segmento teve recuo de 9,8%. O ano acumula 4,1 mil unidades vendidas, avanço de 84,1% ante o primeiro bimestre do ano passado. (Por André Ítalo Rocha - Estadão Conteúdo)