Bola rola na maioria dos gramados europeus
Na Europa, onde a pandemia do novo coronavírus já se mostra sob controle, as competições de futebol estão sendo retomadas gradualmente. Depois de Alemanha, Portugal, Espanha e Hungria -- a partir do final de maio --, ontem foi a vez da Itália e da Turquia colocarem suas equipes em campo novamente, após mais de três meses de paralisação. Entre as grandes ligas do Velho Continente, apenas a francesa e a holandesa decidiram encerrar suas temporadas nos pontos em que estavam no início da quarentena. Inglaterra, Suíça e Rússia têm retorno programado até a semana que vem.
Apesar dos calendários diferenciados, todos os países europeus têm em comum os protocolos de segurança, principalmente a ausência de público nos estádios e a obrigatoriedade de testes para a Covid-19 em atletas e equipes técnicas.
Italiano
O Campeonato Italiano voltou ontem com um duelo entre dois clubes de enorme tradição, mas sem gols. A Juventus se classificou para a final, apesar de empatar em 0 a 0, em casa, com o Milan, que disputou o jogo de volta das semifinais quase inteiro com dez jogadores.
A ‘Juve’ não conseguiu marcar contra um time tecnicamente inferior, mas se valeu do empate em 1 a 1, alcançado no final da partida no duelo de ida, no San Siro, em meados de fevereiro. Naquele jogo, Cristiano Ronaldo empatou o jogo para os turineses, convertendo uma penalidade nos últimos instantes. Ontem, CR7 teve outro pênalti a seu favor, marcado após um toque de mão de Andrea Conti, mas o português chutou a bola na trave.
A final, na quarta-feira (17), no Estádio Olímpico de Roma, terá o time de Turim contra Napoli ou Inter de Milão, que se enfrentam hoje pelo jogo de volta da segunda semifinal (vitória por 1 a 0 dos napolitanos como visitantes na ida).
Turquia
A Liga Turca de Futebol (Super Lig) também foi oficialmente retomada ontem, com dois jogos com portões fechados. O Fenerbahçe venceu de virada por 2 a 1 com dois gols nos minutos finais. Enquanto isso o Trabzonspor consolidou sua liderança ao derrotar o Göztepe por 3 a 1 também com um jogador a menos após a expulsão do brasileiro Guilherme ainda no primeiro tempo.
Segundo o plano provisório da Federação Turca, o campeonato deverá terminar no dia 26 de julho. No total, ainda restam 72 partidas da liga e três da Copa.
Romênia
Na Romênia, a retomada do campeonato nacional foi adiado indefinidamente. O reinício estava previsto para ontem, porém, a confirmação de casos de Covid-19 em duas equipes obrigaram a federação a alterar os planos.
Alemanha
Também ontem, na Alemanha, o Red Bull Leipzig consolidou seu terceiro lugar na Bundesliga e deu um passo importante rumo à classificação para a próxima Liga dos Campeões, graças à vitória por 2 a 0 sobre o Hoffenheim, com dois gols de Dani Olmo. A partida abriu a 31ª rodada.
A rodada da Bundesliga prossegue neste sábado com mais seis confrontos. Às 10h30 jogam Colônia x Union Berlin, Fortuna Dusseldorf x Borussia Dortmund, Wolfsburg x Freiburg, Paderborn x Werder Bremen e Hertha Berlim x Eintracht Frankfurt. O último jogo do dia será Bayern de Munique x B. Mönchengladbach, às 13h30. (Da Redação, com informações da AFP)