Gabriel Menino festeja convocação de Tite
O meia Gabriel Menino, do Palmeiras, comemorou nesta sexta-feira (18) a convocação para integrar a seleção brasileira para a disputa dos dois primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Chamado como opção para a lateral direita, o atleta de 19 anos é a principal novidade para os compromissos diante de Bolívia e Peru e disse realizar um sonho. O novato dedicou a conquista pessoal aos profissionais do clube, em especial aos funcionários das categorias de base.
O jogador foi promovido neste ano da base para o profissional e tem acumulado façanhas. Titular do time do técnico Vanderlei Luxemburgo, foi campeão paulista com a equipe em agosto e nesta semana marcou o primeiro gol como profissional ao marcar na vitória por 2 a 1 sobre o Bolívar, em La Paz, pela Copa Libertadores.
"Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira, conseguindo realizar os sonhos de chegar ao elenco profissional do Palmeiras, de ser aproveitado no time de cima e, agora, de ser convocado pela seleção brasileira", disse o jogador.
Menino já teve a chance de integrar a seleção brasileira nas categorias de base. No ano passado, participou do Sul-Americano Sub-20, fora ter integrado a equipe para outros amistosos e torneios. "Isso (a convocação) é fruto de muito esforço e muita dedicação. Agradeço a todos do Palmeiras, inclusive o pessoal da base, que foi fundamental na minha formação, e agradeço também a todos os meus companheiros e amigos do clube", afirmou.
Após iniciar na base do Guarani, Menino foi captado pelo Palmeiras em 2017 e garantiu vários títulos nas categorias de base do clube. Desde as convocações de Dudu, em 2017 e 2019, o clube não tinha um jogador de linha chamado para integrar a seleção brasileira.
Além de Menino, o Palmeiras também comemorou a convocação do goleiro Weverton, que pela seleção brasileira conquistou o ouro olímpico em 2016 e tem acumulado também chamadas recorrentes. "Muito feliz em defender mais uma vez a camisa da seleção. É o sonho de qualquer jogador e, graças a Deus, com muito trabalho e empenho, o objetivo foi alcançado", comentou.
Tite justifica as escolhas que fez
Em entrevista coletiva virtual, Tite justificou as sete novidades em relação à última convocação apontando principalmente para a falta de sequência de alguns jogadores em seus clubes. Chamou a atenção principalmente a ausência do meio-campista Arthur. Entre uma convocação e outra, ele perdeu espaço no Barcelona e foi negociado com a Juventus.
“A não convocação dele esteve diretamente ligada aos quase três meses de inatividade. Nas últimas nove rodadas do Barcelona, ele não esteve presente”, disse. O treinador também teceu elogios ao atacante Rodrygo, do Real Madrid, e ao zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo. Eles não figuravam na lista de março, mas foram incluídos agora na lista dos 23 chamados.
“Rodrygo tem qualidade técnica. A técnica dele é muito apurada, é um talento que vem crescendo, que vem adquirindo seu espaço dentro do Real”, considerou. Sobre o defensor rubro-negro, o técnico destacou a regularidade do jogador. ‘A gente tem confiança, todo um histórico de seleção, o que nos deixa muito confortáveis e tranquilos. Ele merece.” (Marcio Dolzan -- Estadão Conteúdo)
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros - Alisson (Liverpool-ING), Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)
Laterais - Danilo (Juventus-ITA), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Porto-POR) e Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP)
Zagueiros - Thiago Silva (Chelsea-ING), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA); Felipe (Atlético de Madrid-ESP) e Rodrigo Caio (Flamengo)
Meio-campistas - Casemiro (Real Madrid-ESP); Fabinho (Liverpool-ING); Bruno Guimarães (Lyon-FRA); Douglas Luiz (Aston Villa-ING); Philippe Coutinho (Barcelona-ESP) e Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes - Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP); Neymar (Paris Saint-Germain-FRA); Everton (Benfica-POR), Roberto Firmino (Liverpool-ING) e Richarlison (Everton-ING)