Leclerc, da Ferrari, conquista a quarta pole consecutiva
O jovem piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conseguiu no Grande Prêmio de Fórmula 1 da Rússia, neste sábado (29), sua quarta pole consecutiva em quatro GPs desde a pausa de agosto.
No circuito de Sochi, no domingo, ele vai largar em primeiro ao lado do segundo, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) e à frente de seu companheiro, o alemão Sebastian Vettel, e do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes). O holandês Max Verstappen (Red Bull), quarto na classificação, foi penalizado, perdendo cinco posições no grid devido a uma mudança de motor acima do máximo autorizado na temporada.
[irp]
O jovem de Mônaco fez 1m31s628 na sua melhor volta, superando em 0s402 o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que vai largar em segundo. Em grande fase, Leclerc já havia superado seus rivais e liderou o terceiro treino livre, ficando à frente de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel. Hamilton, que lidera o Mundial de Pilotos, já havia reconhecido a superioridade da Ferrari nas últimas corridas. Ele alertou que a Mercedes precisa progredir rapidamente para voltar a triunfar na temporada.
"O carro estava incrível. E é muito bom estar na pole, mas a largada é muito importante aqui, mais do que em qualquer lugar. Eu quero apenas focar no trabalho amanhã, que parece bom para nós", disse Leclerc, vencedor de duas das últimas três corridas.
Vencedor do GP de Cingapura no último domingo, o alemão Sebastian Vettel ficou em terceiro, 0s425 do companheiro de equipe e à frente do finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que fecha a segunda fila.
Bottas, vice-líder do campeonato, herdou a posição do holandês Max Verstappen, que foi punido por conta da troca de componentes do motor de sua Red Bull e perdeu cinco posições. Ele vai largar, portanto, no nono lugar.
A atividade foi boa para o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, que ficou em quinto, sua melhor posição no grid de largada no ano. Ele é seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da Renault, o inglês Lando Norris, seu companheiro de equipe, e o francês Romain Grosjean, da Haas, que vai largar entre os dez primeiros pela terceira vez em cinco corridas.
O australiano Daniel Ricciardo, da Renault, fechou o Top 10, atrás de Verstappen. Além do holandês, o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, e o tailandês, companheiro de Verstappen na Red Bull, também foram punidos com cinco posições no grid. O russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, não treinou após problemas no terceiro treino e vai sair do último lugar.
A largada para a corrida no traçado russo está agendada para as 8h10 do domingo. (Da redação)