Libertadores: São Paulo empata e adia vaga

Por Estadão Conteúdo

Estreante, Orejuela marcou o gol do Tricolor contra o Rentistas.

O São Paulo manteve a liderança do Grupo E da Libertadores, mas deixou de garantir antecipadamente a vaga nas oitavas de final, ao empatar por 1 a 1 com o Rentistas, ontem (12) à noite, em Montevidéu. Mesmo com um time reserva, o time do técnico Hernán Crespo só não venceu graças ao goleiro Rossi. Com oito pontos, o São Paulo supera o Racing, seu adversário na próxima terça-feira, no saldo de gols (5 a 3).

Crespo optou por escalar um time reserva e deixar os titulares na capital treinando, e também descansado, porque os jogadores já vinham acusado o desgaste das partidas seguidas. Luciano, Daniel Alves e Eder, inclusive, têm problemas físicos. E como a maratona vai continuar -- amanhã (14) o São Paulo joga contra a Ferroviária pelas quartas do Paulistão --, o treinador achou melhor não forçar os atletas.

Isso tornou a missão do São Paulo em Montevidéu mais complicada do que era esperado. Ainda assim, o Tricolor saiu na frente logo no início, com um gol de estreante. O colombiano Orejuela, que estava em processo de recuperação durante os dois últimos meses, precisou de apenas quatro minutos para balançar as redes. Igor Gomes cobrou escanteio e o colombiano, posicionado na primeira trave como se fosse um centroavante, desviou de cabeça para marcar.

O problema é que o São Paulo se encolheu após conseguir a vantagem e deu campo ao Rentistas. Lucas Perri fez ótima defesa em conclusão de Rodríguez, mas pouco depois cedeu um escanteio bobo que resultaria no gol de empate dos uruguaios. Na cobrança, a zaga não tirou e Lamas não desperdiçou.

O Tricolor esteve mais ousado no segundo tempo, que começou com chute à meia altura de Vitor Bueno, com bela defesa do goleiro Rossi. Ele foi o grande responsável por evitar a vitória do São Paulo, que merecia melhor sorte pela atuação depois do intervalo. Aos 32’, Rodrigo Nestor driblou vários adversários e chutou. Rossi conseguiu rebater. Em seguida, fez grande defesa em chute de Wellington.

Mas o lance que chamou mais atenção foi um recuo de bola para o goleiro que resultou em falta indireta para o São Paulo dentro da área. Aos berros, o juiz José Argote penou para colocar os jogadores do Rentistas em cima da linha. O chute de Wellington parou na barreira. Aos 43’, novo recuo e tiro indireto que Hernanes chutou e Cristóbal salvou.

Pelo Grupo D, o Fluminense ganhou do Santa Fé-ARG por 2 a 2 no Maracanã. Hoje (13), às 21h, pelo Grupo H, o Atlético-MG busca nova vitória sobre o América de Cali, na Colômbia, para ficar muito próximo da classificação às oitavas. (Estadão Conteúdo)

RENTISTAS-URU 1 X 1 SÃO PAULO

Rentistas-URU - Rossi; Fratta (Acosta), Llamas e Sosa; Rodales, Paiva (García), Cristobal, Urretaviscaya (Viúdez), Perez (Ferreira) e Morales; Rodríguez. Técnico: Martín Varini

São Paulo - Perri; Rodrigo, Diego e Bruno Alves; Orejuela (Hernanes), Igor Gomes, Talles (Shayllon) Rodrigo Nestor e Welington; Rojas (Galeano) e Vítor Bueno (Paulinho Bóia). Técnico: Hernán Crespo

Gols - Orejuela, aos quatro, e Llamas, aos 13 minutos do 1º tempo

Árbitro - José Argote (VEN)

Cartões amarelos - Sosa, Wellington, Diego, Urrettaviscaya e Rodrigo

Local - Estádio Centenário, em Montevidéu