Venezuela tem surto de Covid
Adversária de hoje da seleção brasileira, na abertura da Copa América, a Venezuela já enfrenta seu primeiro problema fora dos campos. Foi confirmado na manhã de ontem, véspera do duelo, que 12 integrantes da delegação testaram positivo para a Covid-19. Segundo nota oficial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, “todos estão assintomáticos, isolados em quartos individuais e seguem monitorados pela equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde”. A partida está marcada para as 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Dentre os convocados pela Venezuela para a disputa da Copa América, alguns atuam no Brasil ou são bem conhecidos da torcida. Por exemplo, o meia Romulo Otero é do Corinthians e Jefferson Savarino defende as cores do Atlético-MG. O atacante Yeferson Soteldo, que hoje atua no Toronto FC, passou pelo Santos. O técnico José Peseiro não anunciou os nomes dos defalques nem alterou a escalação anunciada na sexta-feira.
Sob protesto
Na véspera da estreia da seleção brasileira na Copa América, o técnico Tite confirmou ontem, em entrevista coletiva, que os jogadores foram contra a realização do torneio em solo nacional. “Pedimos antes ao presidente da CBF. Eu pedi, os atletas pediram. Antes de levar ao presidente da República, ao País, colocamos essa situação que não gostaríamos, pelo respeito, por tudo o que estava envolvendo, por um lado sentimental”, disse Tite.
A fala do treinador corrobora com o conteúdo de um manifesto recente divulgado pelos atletas convocados. Mas, apesar de ser contra, o treinador disse que “não tem desculpa agora” e que a seleção jogará a competição com seriedade. “Colocamos que somos contrários à realização da Copa América e não vai ter desculpa agora. Vamos nos cuidar da melhor maneira possível e vamos jogar com a exigência”, afirmou Tite.
Marcada inicialmente para acontecer na Colômbia e na Argentina, a Copa América foi transferida para o Brasil depois que os dois países desistiram de sediá-la. (Da Redação, com AFP e Agência Brasil)
BRASIL x VENEZUELA
Brasil - Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Roberto Firmino; Gabriel Jesus, Richarlison e Neymar. Técnico: Tite
Árbitro - Esteban Ostojich (Uruguai)
Horário - 18h
Local - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Venezuela - Faríñez; Feltsche, Osorio, Ángel e Rosales; Cásseres, Rincón e Moreno; Savarino, Machís e Rondón. Técnico: José Peseiro