Brasil pega Equador em clima de testes
Jogo pode ser última chance de nomes como Coutinho
Já classificada para a Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira enfrenta nesta quinta-feira (27) o Equador, às 18h, em Quito, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, em clima de testes. A equipe de Tite não mais carrega o peso de buscar a vaga, mas alguns jogadores vivem a pressão de conquistar de vez o treinador -- ou ao menos manter a esperança de ser chamado para os últimos jogos, em março.
Este é o caso de Philippe Coutinho. O eterno meia de Tite vive um dos seus piores momentos da carreira no futebol europeu. Acostumado a jogar nos grandes do continente, ele deu um passo atrás neste ano ao ser emprestado ao Aston Villa, time mediano da Inglaterra, depois de passagens apagadas por Barcelona e Bayern de Munique e uma lesão no joelho esquerdo. Amargava o banco de reservas no Barça até ser transferido para o Aston Villa, onde fez boa estreia no dia 15 deste mês, com gol.
“Acredito na qualidade dele, falando isso para o nicho futebol. Falando de maneira mais ampla, do espectro social, humano, eu sei todo lado humano de investimento dele, desafiador, de recuperar da lesão”, comentou Tite, indicando que o jogo pode ser um grande palco para Coutinho mostrar o que sabe.
Sem Neymar, machucado, e nem Lucas Paquetá, suspenso, as circunstâncias são favoráveis a ele. Por outro lado, a pressão sobre o principal armador da equipe, na altitude de 2.850 metros de Quito, será grande. Ainda mais quando se lembra que, com apenas 18 jogos disputados até agora na temporada europeia, Coutinho foi titular em apenas seis -- os últimos dois pelo Aston Villa. “Temos que encontrar estratégias para ter a posse de bola, estabelecer um ritmo adequado”, aponta o comandante.
Melhor seleção destas Eliminatórias depois do Brasil e da Argentina, o Equador ocupa o terceiro lugar da tabela, ainda em busca da classificação, com 23 pontos em 14 jogos. Mesmo se vencer, ainda não confirma a vaga na Copa. A seleção de Tite lidera a tabela com folga, com 35 pontos, contra 29 dos argentinos. Ambos têm um jogo a menos -- o clássico não finalizado em São Paulo, em setembro do ano passado. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
EQUADOR x BRASIL
Equador - Alexander Domínguez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán; Carlos Gruezo, Alan Franco, Moisés Caicedo, Gonzalo Plata; Enner Valencia e Michael Estrada. Técnico: Gustavo Alfaro
Brasil - Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred, Philippe Coutinho; Raphinha, Matheus Cunha e Vinicius Junior. Técnico: Tite
Árbitro - Wilmar Roldan (Colômbia)
Horário - 18h
Local - Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito, no Equador
JOGOS DA 15ª RODADA
Nesta quinta (27/1)
18h00 - Equador x Brasil
20h00 - Paraguai x Uruguai
21h15 - Chile x Argentina
Amanhã (28/1)
18h00 - Colômbia x Peru
19h00 - Venezuela x Bolívia