Lisoboxe recruta homens e mulheres até o final de fevereiro

As atletas Sara e Laryssa integram a equipe e sonham com o boxe profissional

Por Kally Momesso

Sara Oliveira Nogueira, de 18 anos, é uma das "calouras" que sonha em ser pugilista profissional.

A liga sorocabana de boxe, a Lisoboxe estará de portas abertas a jovens e adultos, de idade entre 12 e 30 anos, e que gostem do esporte, até o final de fevereiro. A equipe já conta com duas mulheres: Sara Nogueira, de 18 anos, e Laryssa Galdino, de 17 anos.

 

A seletiva de novos atletas da Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe), que busca jovens e adultos com idades entre 12 e 30 anos, vai até o final deste mês. A equipe já recrutou duas mulheres: Sara Nogueira, de 18 anos, e Laryssa Galdino, de 17. Sara é nascida e criada na cidade de Sorocaba, e teve seu primeiro contato com o pugilismo neste ano, mas sempre se interessou pelo esporte.

“Gosto de poder conhecer os limites e a resistência do meu corpo. No boxe, quero também, em algum momento, poder servir de exemplo para outras mulheres, para que se sintam motivadas a fazerem parte desta modalidade”, contou. Ela usa a falta de exemplos dentro do boxe feminino na região como um motivador para trilhar o seu próprio caminho. “Acredito que o problema seja a falta de motivação, que vem principalmente por parte dos pais e familiares, que dizem que esse esporte, que utiliza da força e contato físico, não é para mulheres”, declarou.

 

A outra integrante do time feminino é Laryssa Galdino. “Me julgo sempre focada e esforçada. Sei que as coisas não vem sem mérito”, disse a jovem, nascida em Osasco e que se mudou ainda garota para Sorocaba. “Pratico o boxe porque foi o esporte que me apaixonei desde o primeiro contato e, curiosamente, descobri esse lado de repente, porque eu mesma não me conhecia. Espero me superar e conquistar todo o preparo necessário para participar das competições e representar bem a equipe”, concluiu.

Ambas afirmam partilhar do mesmo sonho de serem pioneiras na região e servirem de exemplos para outras mulheres na modalidade, quebrando o preconceito ainda existente. Inspiradas pelos professores e os atletas veteranos, elas ressaltaram se sentir “em casa” e agradeceram o apoio e o acolhimento que encontraram na equipe.

Continuidade

A missão da comissão técnica da Lisoboxe é dar prosseguimento a um ciclo vitorioso de atletas sorocabanos, cujos maiores expoentes são Abner Teixeira e Luiz Carvalho, hoje atletas da seleção brasileira de boxe. Abner está participando de uma base de treinamentos na Hungria junto aos atletas do ciclo olímpico passado, enquanto Luiz, que ficou com o resto da equipe, segue os treinos em solo brasileiro.

Jovens e adultos de ambos os sexos, com interesse competitivo, podem fazer parte da principal equipe de boxe da região e tornarem-se atletas de alto rendimento. Os treinos ocorrem de segunda a sexta, às 13h, e aos sábados, às 14h, no centro de treinamento da av. Itavuvu, nº 2046, no Jardim Santa Cecília. (Kally Momesso)