Copa Truck começa este mês, no RS
Vai começar a sexta temporada da Copa Truck, o maior campeonato de caminhões da América Latina. O ano se inicia com a rodada dupla em Santa Cruz do Sul, nos dias 12 e 13 de março. O sorocabano Fabinho Fogaça segue representando a cidade na categoria, com a equipe FF Motorsport.
“Tivemos um longo período de negociações com outros times e de indefinição. (...) Assumi o time literalmente sem luz no fim do túnel, não posso esquecer o que eu passei pra chegar onde estou hoje e ainda ter que ‘pagar’ para sair, vou seguir firme no que coloquei como meu propósito quando entrei na Copa Truck em 2017”, relatou Fábio, recentemente, em suas redes sociais.
No ano passado, o sorocabano ficou em nono lugar da categoria Super Truck, dos pilotos novatos e/ou recentes, com 152 pontos. “Vejo que acabamos o ano como uma das melhores equipes sem fábrica, com grande potencial de evolução e tenho certeza que vamos terminar essa temporada consolidados. Minha saída hoje, seria uma perda fora da pista e principalmente dentro. Vou seguir meu coração e o que me faz feliz, sempre! Conto com a torcida de todos em mais uma temporada!”, escreveu.
Na segunda-feira (7), a empresa Saint-Gobain, dona das marcas Brasilit e Quartzolit, que patrocinam a FF, realizará um evento junto com Fábio Fogaça e seu pai, Djalma, para anunciar as novidades para a temporada. “Anunciaremos layout, outro piloto de grande nome que será festejado por todos pela carreira que construiu ao longo dos anos e outras novidades”, antecipou Fogaça. Comenta-se que a equipe, única do ano passado a correr com caminhões protótipo, passará a competir com cabines e motores Mercedes-Benz.
Outro piloto da região é Djalma Pivetta, da Iveco Usual Racing, de Laranjal Paulista. Ele foi sétimo na temporada 2021 da Super Truck, com 177 pontos, segue tendo Felipe Giaffone como companheiro e ganhou a companhia de Raphael Abbate.
“Eu estou muito feliz em continuar este projeto da Iveco Usual Racing que vem dando tão certo. Vamos para nossa quarta temporada e sempre muito competitivos. No ano passado tivemos um grande avanço e brigamos pelo título com o Giaffone e tive a chance de ir ao pódio em duas provas. Fico feliz com a chegada do Abbate, um grande piloto que com certeza nos ajudará a melhorar ainda mais”, afirmou Pivetta.
Calendário
Do Rio Grande do Sul, equipes e pilotos seguem para a primeira visita do ano a Interlagos, no dia 1º de maio. Goiânia recebe a quarta etapa no dia 5 de junho. Na segunda parte da temporada, Londrina retorna ao calendário no dia 10 de julho, com Interlagos voltando a receber os “brutos” mais uma vez no dia 21 de agosto; já Tarumã sedia a última rodada dupla do ano dias 17 e 18 de setembro. A grande decisão marca a estreia do autódromo de Brasília, no dia 6 de novembro.
O formato será o mesmo utilizado desde 2020, com nove etapas em sete encontros, totalizando 18 corridas. A presença de público nos eventos se dará de acordo com os protocolos vigentes determinados pelas autoridades locais, levando em conta o avanço ou a contenção da pandemia. (Da Redação)
CALENDÁRIO
12 de março -- Santa Cruz do Sul (RS)
13 de março -- Santa Cruz do Sul (RS)
1º de maio -- Interlagos (SP)
5 de junho -- Goiânia (GO)
10 de julho -- Londrina (PR)
21 de agosto -- Interlagos (SP)
17 de setembro -- Tarumã (RS)
18 de setembro -- Tarumã (RS)
6 de novembro -- Brasília (DF)