Daniel Serra fatura a pole no Galeão
No retorno da Stock Car para o Rio de Janeiro, no asfalto do Aeroporto do Galeão, Daniel Serra foi o mais rápido e fez a pole position. Em disputa marcada pela busca do vácuo a todo o momento, o piloto cresceu no Q3, marcado por um acidente, e fez a melhor volta nos segundos finais. Eliminado no Q1, o sorocabano Átila Abreu largará da 19ª posição. A corrida 1 está marcada para as 13h20, com transmissão da Band e SporTV.
Apesar do treino ser oficializado com o mesmo formato da etapa de Goiânia, com os pilotos se dividindo em grupos de três ou quatro e cada um deles tendo um número de voltas para buscar o melhor tempo, a organização decidiu, minutos antes do início, manter o formato tradicional, com Q1, Q2 e Q3.
Com a grande quantidade de carros na pista, quem aproveitasse melhor o vácuo dos adversários conseguia uma vantagem. Desta forma, quem melhor se adaptou a situação ficou na frente.
No Q2, com menos carros, apesar de Rubens Barrichello tentar encostar, Sergio Jimenez, Matías Rossi e Ricardo Maurício seguiram nas três primeiras posições para a última parte da classificatória.
O Q3 foi marcado por um acidente entre César Ramos e Rossi. Por conta disso, quase nenhum piloto conseguiu fazer uma volta rápida. Nos segundos finais, Daniel Serra conseguiu a melhor volta, e ficou com a pole position. A segunda posição ficou com Sergio Jimenez, seguido pelo atual campeão e líder do campeonato, Gabriel Casagrande. Ricardo Maurício, Rafael Suzuki e Matías Rossi completaram o top-6.
Estreia
O retorno da Stock Car para o Rio é também a estreia de quase um terço do grid da corrida em solo fluminense. Hoje, quando os motores forem ligados, 11 dos 34 pilotos estarão debutando na cidade.
Por conta da demolição do lendário Autódromo de Jacarepaguá, em 2012, para a construção de arenas dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a cidade parou de receber etapas da Stock Car e de outras categorias do automobilismo. Com isso, a ‘nova geração‘ acabou perdendo a oportunidade de correr na cidade e no Estado.
Desta forma, a etapa de domingo da Stock Car será a primeira vez de Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Pedro Cardoso, Bruno Baptista, Gaetano di Mauro, Rodrigo Baptista, Guilherme Salas, Gabriel Casagrande, César Ramos, Matías Rossi e Thiago Vivacqua acelerando de maneira profissional no Rio de Janeiro. (Estadão Conteúdo)