Técnico arma o Peixe contra equatorianos

Por Cruzeiro do Sul

Fabián Bustos fez carreira no futebol do Equador.

A maior arma do Santos contra a Universidad Católica, do Equador, hoje (13), está no banco de reservas. O técnico Fabián Bustos fez praticamente toda a sua carreira no futebol equatoriano e conhece como poucos os times do país. Seu conhecimento poderá ser decisivo para a equipe paulista na Vila Belmiro, a partir das 19h15, no duelo válido pela segunda rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana.

Bustos é argentino, mas fez sua trajetória como jogador e treinador em solo equatoriano. Dos cinco times que defendeu como atleta, três são do Equador, como o Manta e o Macará, por onde atuou também como técnico. No total, foram oito times em que exerceu a função de treinador, todos do Equador. O Santos é sua primeira equipe fora do país. Como treinador, Bustos enfrentou a Universidad Católica em 14 jogos, comandando Macará, Manta, Delfin e Barcelona de Guayaquil. retrospecto é equilibrado, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Na estreia, semana passada, o Santos perdeu do Banfield por 1 a 0, na Argentina. Se tropeçar em casa, a equipe da Vila pode se complicar de vez na chave, uma vez que apenas o primeiro colocado da cada grupo avança às oitavas de final. “Vai ser um jogo bonito. A Católica é sempre uma equipe que propõe o jogo. Já os enfrentei muitas vezes, mas acredito que jogar em casa vai fazer a diferença para nós. O Santos é um time grande com sua torcida e acredito que esse apoio vai ajudar muito”, comentou o meia-atacante equatoriano Jhojan Julio, formado na base da LDU.

Mais uma vez, Maicon e Eduardo Bauermann serão parceiros na defesa. Kaiky segue fora, ainda contando com uma proteção nasal, sem previsão de ser liberado pelo departamento médico. No ataque, Ângelo e Léo Baptistão treinaram normalmente ontem.

Ontem (12) o Ceará derrotou o Deportivo La Guaira por 2 a 0, na Venezuela, enquanto o Atlético-GO bateu o Defensa y Justicia na Argentina, por 1 a 0. Os jogos de hoje envolvendo brasileiros são: Racing-ARG x Cuiabá, às 19h15; e Junior Barranquila-BOL x Fluminense, às 21h30. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SANTOS X UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU

Santos - João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; William Maranhão, Rodrigo Fernández e Ricardo Goulart; Jhojan Julio, Bryan Angulo e Lucas Braga. Técnico: Fabián Bustos

Universidad Católica-EQU - Darwin Cuero; Kevin Minda, Yuber Mosquera, Bryan Caicedo e Gustavo Cortez; Ismael Díaz, Facundo Martínez, Lisandro Alzugaray, Gregori Anangonó e José Carabalí; Cristian Borja. Técnico: Miguel Rondelli

Horário - 19h15

Árbitro - José Argote (Venezuela)

Local - Vila Belmiro, em Santos (SP)