Gabriel Veron faz o 100º gol do Palmeiras no ano, que volta à ponta
O Palmeiras reassumiu a liderança do Brasileirão ao derrotar ontem (18) o Cuiabá por 1 a 0, no Allianz Parque, em duelo que encerrou a 17ª rodada. Foi a 33 pontos, dois a mais que o Atlético-MG, líder momentâneo por um dia. Na mira do Porto, de Portugal, o jovem Gabriel Veron enterrou a polêmica de ter sido flagrado na balada há alguns dias ao marcar o centésimo gol da equipe em 2022. O feito foi atingido em 49 jogos disputados, incluindo os dois duelos do Mundial de Clubes, válido pela temporada 2021. Já o Cuiabá desceu à 15ª posição, mais perto da zona de rebaixamento, com 19 pontos.
O Choque-Rei frustrante da última quinta-feira ainda ressoava ontem no Allianz Parque. O time de Abel tentou ser intenso, mas parou no ferrolho defensivo do Cuiabá. O Verdão conseguiu grande volume de jogo, mas o cansaço ficou evidente e, com pouca inspiração, não conseguiu achar os espaços no primeiro tempo. Os melhores lances tiveram cruzamentos de Scarpa como origem. Walter trabalhou no cabeceio de Mayke e na finalização sem querer de Alesson, que quase marcou contra. Faltou um camisa 9 para completar os cruzamentos -- os gringos Merentiel e López só podem estrear na quinta-feira, contra o América-MG, pois a janela de transferência acaba de abrir.
Na etapa final, o Palmeiras, enfim, acertou o pé num lance de improviso. O lateral Mayke atuou como um 10 ao deixar Gabriel Veron na cara de Walter. E o jovem atacante se saiu como um competente camisa 9, batendo com o pé esquerdo para as redes.
Em vantagem, o objetivo de um nitidamente cansado Palmeiras passou a ser ficar com a bola no ataque. Abel ainda aproveitou para poupar alguns de seus principais jogadores, como Dudu e Raphael Veiga. Ele viu a sua equipe criar boas chances para ampliar a partir de contra-ataques. O segundo gol não veio, mas a suada e importante vitória foi assegurada. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
PALMEIRAS 1 x 0 CUIABÁ
Palmeiras - Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Gabriel Menino (Zé Rafael) e Raphael Veiga (Atuesta); Scarpa, Dudu (Wesley) e Gabriel Verón (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira
Cuiabá - Walter; Marllon, Joaquim e Alan Empereur; João Lucas, Osório (Pepê), Rafael Gava, Rodriguinho (André) e Igor Cariús (Uendel); Alesson (Marcão) e Valdívia (André Luís). Técnico: António Oliveira
Gol - Gabriel Veron, aos 4 minutos do segundo tempo
Árbitro - Anderson Daronco (Fifa/RS)
Cartões amarelos - Gómez, Murilo, Atuesta, João Lucas
Renda - R$ 2.103.919,81
Público - 39.033 pessoas
Local - Allianz Parque, em São Paulo (SP)