Palmeiras testa força do elenco contra o pressionado Corinthians

Por Cruzeiro do Sul

No duelo lusitano, Vitor Pereira chega sob ameaça de crise e Abel Ferreira vive estado de graça

 

Em grande fase e embalado pela classificação heroica às semifinais da Libertadores, o Palmeiras testa a força de seu elenco contra o arquirrival Corinthians, que joga pressionado depois de ter sido eliminado do torneio continental. Um revés no dérbi deste sábado, às 19h, na Neo Química Arena, pode dar início a uma crise no time alvinegro

A vitória tem peso dobrado no confronto por se tratar de um clássico e também em virtude da colocação de ambos no Brasileirão, uma vez que o jogo reúne o líder e vice-líder do torneio. O Palmeiras aparece na ponta com 45 pontos, seis de frente em relação ao Corinthians.

Além da vantagem de pontos, o time de Abel Ferreira tem apresentado um futebol superior ao da equipe de Vítor Ferreira, que passou a ser cobrado pela eliminação na Libertadores e também pela derrota para o Atlético-GO na Copa do Brasil que obriga o conjunto alvinegro a ganhar por três gols de diferença o duelo da volta para ir às semifinais da competição.

O Palmeiras ganhou seus últimos cinco compromissos pelo Brasileirão e ostenta o melhor ataque e a melhor defesa do certame nacional. O Corinthians apresentou oscilação recentemente e vem de empate com o Avaí em Florianópolis.

Será o terceiro dérbi da temporada. Os outros dois foram vencidos pelo Palmeiras. No Paulistão, ganhou de 2 a 1 na Neo Química Arena, e no primeiro turno do Brasileirão fez 3 a 0 na Arena Barueri.

O dérbi faz parte de uma sequência dura de jogos que pode definir o rumo de ambos na temporada. Depois do clássico, o Palmeiras encara o Flamengo, dia 21, em casa, e o Fluminense, dia 28, no Maracanã. O Corinthians pega na quarta-feira, 17, o Atlético-GO para reverter a vantagem dos goianos e ir às semifinais da Copa do Brasil.

“Nossa equipe seguirá treinando, se recuperando e se preparando para uma sequência que a gente sabe que é difícil e que precisamos estar bem preparados”, afirmou o meio-campista palmeirense Zé Rafael.

“Estamos no segundo turno do Brasileiro, com confronto direto, depois tem Copa do Brasil”, disse o goleiro Cássio, que entende não haver tempo para lamentar a eliminação na Libertadores. “Faz parte. Continuamos com os pés nos chão, não podemos achar que está tudo errado. Sei que é dolorida a eliminação, mas temos que erguer a cabeça.”

É improvável que os dois joguem com força máxima porque vêm de uma sequência desgastante de partidas. O time alviverde foi ao seu limite físico e mental diante do Atlético-MG ao jogar com dois atletas a menos durante boa parte do jogo. Com isso, Abel Ferreira terá de dar descanso aos mais exauridos.

Reforço alviverde, Bruno Tabata foi apresentado, teve seu nome publicado no BID da CBF e pode estrear logo em um dérbi. ‘Estou pronto. Se eu pudesse escolher estaria no jogo, mas fica a critério do Abel‘.

No Corinthians, certo é que Willian não joga o clássico nem qualquer outra partida. O meia-atacante deixou o clube ontem, véspera do duelo, quando a diretoria aceitou o seu pedido de rescisão imediata do contrato. (Estadão Conteúdo)

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Corinthians - Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Balbuena), Gil e Lucas Piton; Roni, Cantillo e Renato Augusto (Giuliano); Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

Palmeiras - Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e López; Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Raphael Claus (Fifa/SP)

Horário - 19h

Local - Neo Química Arena