Provas de arrancada são atração, hoje (28), em Itatiba

Vencedores garantem pontos preciosos para o campeonato da categoria

Por Adriano Catozzi

Na arrancada, os "dragsters" podem chegar a uma velocidade de até 400 km/h

Amantes de velocidade e esportes a motor em geral têm, neste domingo (28), uma oportunidade especial de conferir no interior paulista uma modalidade consagrada nos Estados Unidos e que cada vez mais ganha adeptos internacionalmente: as provas de arrancada. E isso inclui os famigerados dragsters, veículos especialmente construídos para esse fim e capazes de superar os 400 km/h num curto espaço de 400 metros.

Trata-se da segunda etapa da Spid Cup, competição realizada no São Paulo International Dragway, em Itatiba, mais moderno (e seguro) palco da cena brasileira de arrancadas e que atende aos rígidos padrões impostos pela National Hot Rod Association (NHRA), a principal entidade mundial do gênero. Portanto, esqueça o aspecto amador e de improvisos visto em filmes e programas de TV para as tais “corridas clandestinas”: o negócio aqui é sério e altamente tecnológico.

Inspirada nas principais arenas americanas do gênero (caso da Las Vegas Speedway e a Zmax), a pista de Itatiba, em si, já é um espetáculo: o retão de 1.100 metros -- incluídos aí os mais de 600 metros destinados à desaceleração -- oferece toda a estrutura e experiência vistos nos principais eventos dos Estados Unidos. A começar pela qualidade do asfalto, devidamente “emborrachado” e que ainda passa por preparações para garantir maior tração antes de cada prova. A aderência do piso, inclusive, é “medida” por aparelhos próprios para isso para que se chegue aos níveis ideais desejados.

Além disso, conta com arquibancada com capacidade para 2 mil pessoas, com acesso a praça de alimentação e espaço de exposições, e uma área vip com camarotes que oferecem visão privilegiada -- e algumas regalias, como visitação agendada à pista, open bar, etc.

Competição

Participam da Spid Cup mais de 100 pilotos em 18 categorias, que são divididas tanto pelo tipo de veículo quanto pela expertise do piloto. Tem até uma garotada participando, mas todos devidamente licenciados, afinal, o evento é homologado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp). “A categoria Turbo C, por exemplo, traz carros standard com preparação básica. São carros de rua muito vistos no Brasil, caso do VW Gol”, explica Rafael Casagrande, um dos organizadores. Essa “preparação básica” significa, entre outras coisas, elevar a potência dos carrinhos a 500 cavalos de potência -- enquanto o original, de fábrica, não passa de 82cv.

Uma das categorias preferidas do público é a TTA (Traseira Turbo A), que reúne diversos exemplares do Opala 6cc de série que, depois de devidamente preparados, chegam a ter 2.500 cv. Os top da brincadeira ficam na categoria Pro Mode, carros de preparação livre que chegam a ter 4000 cv, o suficiente para atingir 310 kmh numa pista de 201 metros. Mas estarão presentes também os famigerados dragster, que farão apresentações na pista de 402 metros, onde são capazes de superar os 400 km/h. Depois dessa etapa, a pontuação para o campeonato se encerra na etapa programada para 7 a 9 de outubro, mas em novembro acontece ainda o Fest Speed, um “grande festival, com caráter mais de show”, como explica Casagrande.

Adriano Kayayan, piloto com experiência na NHRA, é sócio do empreedimento com Sidnei Frigo, o “Grandão”, piloto brasileiro que adquiriu status de lenda por ganhar diversas competições importantes no berço da categoria, os Estados Unidos. Ele explica que uma das metas do SP Dragway é criar uma escola de pilotos de dragster, daí terem encomendado a construção de dois modelos, um deles com dois lugares, que com seus 800 cv para 800 quilos, é considerado “tranquilo” para os iniciantes. Então, tá.

Um das atrações do evento é o Chevrolet Chevelle de Lucas, filho de Grandão, que remete ao clássico muscle car utilizado por Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel na série cinematográfica “Velozes e Furiosos”. Devidamente preparado, o motorzão de oito cilíndros em “V” comporta nada menos que 3.500 cv.

A sexta-feira (26) foi destinada aos treinos livres, o sábado (27) foi dedicado às classificatórias e para hoje estão previstas as provas finais, que garantem pontos para o campeonato. Para quem se interessou em assistir, o São Paulo International Dragway fica no Km 30 da rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, em Itatiba, a cerca de 130 quilômetros de Sorocaba. As disputas serão transmitidas ao vivo no canal Hot402 do YouTube. Durante o evento acontece também a exposição MX Performance, reunindo carros de alto desempenho de variados estilos, seja de rua ou de competição. (Adriano Catozzi)

SERVIÇO

Spid Cup
Hoje - Classificatórias + Finais das 9h às 17h
Ingressos - A partir de R$ 70 (pela internet e nas bilheterias do local)
Endereço: Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30 - Itatiba
Obs.: Entrada do público pela Fazenda Maringá
Informações: http://spidcup.com.br