Ceni avalia temporada do São Paulo: 'Foi acima do que esperávamos'
Rogério Ceni ainda não confirmou se vai permanecer no São Paulo em 2023
Em clima de fim de temporada, Rogério Ceni ainda não confirmou se vai permanecer no São Paulo em 2023, mas já faz uma avaliação de 2022. Para o treinador, o ano do clube paulista superou as expectativas iniciais, apesar da derrota recente na final da Copa sul-americana.
"Se eu tivesse que fazer um planejamento... o São Paulo chegou na final do Campeonato Paulista, da Copa Sul-Americana, na semifinal da Copa do Brasil. É acima do que a gente esperava. Mas, em se tratando da oportunidade que tínhamos, passa a ser um ano sem títulos", diz o treinador, ainda sem conseguir digerir a derrota na final da Copa Sul-Americana.
A decisão contra o Independiente Del Valle, no dia 1º deste mês, era a grande aposta do clube para terminar o ano com um troféu internacional e, de quebra, com a vaga assegurada na Copa Libertadores de 2023. "Foi um ano de competitividade muito alta, muito mais do que o ano anterior. Mas faltou o título, infelizmente."
Para Ceni, a ausência de um troféu na temporada não pode ser a referência na avaliação do ano do São Paulo. "Muitas vezes analisamos pelo resultado, mas temos que ver o contexto. Não deixamos de competir contra ninguém. Só lamento a final da Sul-Americana, que não conseguimos trazer para o São Paulo."
O treinador defendeu sua estratégia de priorizar as competições de mata-mata, como Copa do Brasil e a Sul-Americana, em detrimento do Brasileirão. "Lamento muito quando nós vimos que a Sul-Americana era a grande chance de título, dedicamos toda força à ela. Abrimos mão no Brasileiro em algumas rodadas. Não podíamos abrir mão de jogar as Copas."
Sobre 2023, Rogério Ceni reiterou que ainda não confirmou sua permanência no cargo para a próxima temporada. "A definição vai ficar para o fim do ano. Acho melhor aguardar pelo fim da temporada para ter uma noção exata do que é possível fazer", disse. "Gosto daqui, gosto de trabalhar aqui. Espero que dê tudo certo para seguir."
Sem conseguir a vaga direta na Libertadores por meio do título da Copa Sul-Americana, o São Paulo busca agora reagir para se classificar para a principal competição continental de clubes através do Brasileirão. O time ocupa no momento a 11ª colocação, com 41 pontos, a três posições do eventual G-8, que deve se formar por conta da participação dos times do G-6 nas finais da Copa do Brasil e da própria Libertadores. (Estadão Conteúdo)