Os maiores artilheiros da Copa do Mundo: histórias e curiosidades

Descubra quem foram os jogadores que mais fizeram gols em mundiais e um pouco de suas atuações no torneio

Por

Copa do Mundo

Com a chegada da Copa do Mundo do Qatar, surgem as lembranças de mundiais passados, o que aumenta nossa ansiedade para saber o que a próxima edição nos reserva. É nesse clima que vamos listar os cinco maiores artilheiros da Copa do Mundo. Conheça quem eles são e como cada um marcou seu nome na história da competição.

5. Pelé, 12 gols

Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, o brasileiro disputou quatro Copas (1958, 1962, 1966, 1970), das quais venceu três – o Brasil foi eliminado precocemente em 1966. Nas catorze partidas de mundiais em que esteve em campo, marcou doze gols. Pelé é o mais bem colocado na lista a jamais ter conseguido a artilharia de uma única edição do torneio.

Alguns de seus maiores e mais icônicos momentos da carreira foram em jogos de Copa. Vale destacar o golaço contra o País de Gales, nas quartas de 1958, após aplicar um chapéu no zagueiro, e a final de 1970, quando marcou o primeiro gol da goleada de 4 x 1 sobre a Itália e brilhou ao comandar a equipe que foi tri campeã naquele ano.

Outro fato que impressiona é que o Rei do Futebol disputou sua primeira Copa com apenas 17 anos. Mesmo com a pouca idade ele encantou o mundo, marcando seis gols, incluindo dois na final contra a Suécia, se tornando o mais jovem a ganhar a competição – recorde que ele continua ostentando até hoje.

4. Just Fontaine, 13 gols

O mais impressionante dos treze gols que o francês marcou em Copas é o fato de que todos aconteceram na mesma edição, 1958, em apenas seis jogos. Isso dá ao atacante uma incrível média de 2,16 gols por jogo, um recorde absoluto no campeonato. Ele liderou sua equipe na conquista do terceiro lugar – a melhor colocação da França em um mundial até o título de 1998.

Em sua única Copa, balançou as redes em todas as partidas que disputou, incluindo quatro gols na disputa pelo terceiro lugar contra a Alemanha, o que faz dele um dos únicos sete jogadores que marcou mais de três gols em um jogo de Copa do Mundo. Tudo isso faz do francês um dos maiores artilheiros da Copa do Mundo com uma das mais inacreditáveis participações em uma edição.

3. Gerd Müller, 14 gols

Campeão em 1974, o atacante disputou também a copa de 1970, quando foi artilheiro com dez gols. Em treze partidas de mundiais, ele anotou quatorze vezes, tendo uma média de 1,08 gols por partida. Entre seus tentos, o mais memorável talvez seja o da virada alemã na final de 1974 contra a Holanda, em Munique, que garantiu o segundo título alemão da competição.

Segundo maior artilheiro da história da seleção da Alemanha, com 66 gols, Müller teve atuações lendárias em Copas. Além da final de 1974, destacam-se as partidas contra o Peru em 1970, quando marcou três vezes, e na semifinal contra a Itália no mesmo ano. Apesar da derrota por 4x3, ele anotou dois, em jogo que é considerado por muitos como o melhor de todas as Copas.

2. Ronaldo, 15 gols

Considerado um dos maiores jogadores da história do Brasil, o atacante é o brasileiro com mais gols na competição e segundo no geral. Ele participou das Copas de 1994, 1998, 2002 e 2006, conquistando dois títulos: em 1994, quando ficou no banco em todas as partidas, e 2002, quando liderou o pentacampeonato da seleção, sendo também artilheiro da edição, com oito gols (dois na final).

Seus quinze gols em mundiais foram marcados em dezenove partidas, o que lhe dá uma média de 0,79 gols por jogo. Ronaldo também possui uma Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo de 1998, quando foi vice-campeão após perder a final para a França. No dia da partida, o brasileiro teve uma convulsão e, ainda assim, esteve em campo na derrota por 3 a 0 em Paris.

1. Miroslav Klose, 16 gols

O alemão disputou as Copas de 2002, 2006, 2010 e 2014, com um currículo invejável. Além dos dezesseis gols marcados, que o colocam como o maior artilheiro de todos os tempos da competição, ele terminou todos os campeonatos que disputou no pódio, com dois terceiros lugares (2006 e 2010), um vice (2002) e um título (2014).

Em um golpe do destino, Klose marcou o histórico décimo sexto gol contra o Brasil, durante a semifinal de 2014, na humilhante goleada da Alemanha por 7 x 1. No dia, Ronaldo, que teve seu recorde quebrado pelo alemão, estava comentando o jogo no estádio para a televisão aberta brasileira, o que tornou o (já gigante) papelão da seleção canarinho ainda mais constrangedor.

Além de liderar a lista dos maiores artilheiros da Copa do Mundo, Klose é também o jogador que mais marcou gols com a camisa da Alemanha, tendo anotado 71 tentos pela tetracampeã mundial. Em 2006, ele conquistou sua única artilharia de uma única edição, quando marcou cinco gols jogando em casa. Sua média de gols em mundiais é de 0,67 por jogo.