Equipes que jogaram os Abertos por Sorocaba são homenageadas

A cidade ficou em quarto lugar na colocação geral da competição, disputada entre 159 municípios

Por Vinicius Camargo

Representantes das 27 equipes receberam medalhas e broches

As 27 equipes de Sorocaba classificada nas dez posições em suas modalidades na 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior -- Horácio Baby Barioni foram homenageadas nesta terça-feira (25). Em uma recepção no Paço Municipal, os atletas receberam medalhas e broches. A cidade ficou em quarto lugar na colocação geral da competição, disputada entre 159 municípios entre os dias 3 a 15 de outubro em São Sebastião, no litoral. Ao todo, 37 seleções sorocabanas participaram. 

As honrarias foram entregues às delegações de futsal masculino (1º lugar); handebol feminino (1º); handebol masculino sub-21 (1º); tênis masculino (1º); voleibol feminino (1º); kickboxing masculino (2º); basquete masculino (3º); boxe masculino (3º); ginástica artística masculino (3º); wrestling masculino (3º); wrestling feminino (3º); badminton feminino (4º); bocha (4º); damas feminino (4º); kickboxing feminino (4º); voleibol masculino (4º); boxe feminino (5º); ciclismo feminino (5º); xadrez feminino (5º); xadrez masculino (5º); badminton masculino (6º); ciclismo masculino (6º); futebol masculino sub-20 (7º); damas masculino (8º); natação masculino (8º); vôlei de praia feminino (8º); e vôlei de praia masculino (8º).

“O esporte, além de ser qualidade de vida, gera exemplos. Quando falamos em dependência química, em jovens longe da criminalidade, o esporte gera referência”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). “Muitos desses atletas são referências para muitas das populações dos bairros, inclusive, aquelas carentes, que veem neles um futuro”, completou, prometendo ampliar recursos para o esporte no orçamento 2023, para oferecer mais subsídios aos atletas.

Já o secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, Pedro Souza, enalteceu a classificação final apesar das dificuldades. “Ao conquistarmos o quarto lugar, entre (quase) 200 municípios, sendo que muitos têm mais recursos, nós alcançamos um grande feito”, comentou. Também participaram o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto (PSD) e o presidente da Urbes -- Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto.

O técnico Ricardinho, do Magnus Futsal, não escondeu a sua felicidade por mais uma vitória. “Sabemos como é difícil fazer esporte em todo o Brasil, a luta que é. E nós, do futsal, estamos aqui há oito anos. Uma equipe que conquistou praticamente todos os títulos da história”, pontuou.

Para as meninas do vôlei, representadas pelo time do Renasce/Sesi, o primeiro lugar foi emblemático. “Fazia 15 anos que Sorocaba não trazia o troféu de campeã no vôlei feminino. Agora, nos enche de orgulho trazer esse troféu para ficar em definitivo na cidade”, destacou o técnico Clóvis Granado. “As meninas lutaram e conquistaram isso com muito suor”, completou.

Waldir de Mello Fernandes, técnico das seleções masculina e feminina de kickboxing, também está orgulhoso. As duas equipes são formadas por membros da Liga Sorocabana de Kickboxing (LSBK) e compostas exclusivamente por atletas sorocabanos de base.

A seleção masculina ficou em primeiro, e a feminina, em quarto. “Foram só dois pontinhos de diferença do primeiro (colocado). Faltou só um detalhezinho para podermos chegar em primeiro, entre equipes que contratam (atletas) e investirem dinheiro só para o evento”, citou, referindo-se ao resultado do masculino.


Delegação da cidade teve 400 integrantes

Sorocaba teve cerca de 400 representantes nos Jogos Abertos do Interior, entre homens e mulheres, participando de 21 modalidades esportivas. Ao todo, o mais tradicional torneio amador poliesportivo do Brasil contou com a participação de 6.083 atletas de 159 municípios paulistas. Houve 26 modalidades em disputa.

Com 135 pontos na classificação geral, a cidade ficou na quarta colocação, atrás de São José dos Campos (267), Santos (203) e São Caetano do Sul (192), respectivamente. Os sorocabanos ganharam 11 troféus -- cinco de ouro, um de prata e cinco de bronze. (Vinicius Camargo)